Imagem Principal
Imagem
Flamengo é eliminado mais uma vez pelo Franca, no NBB
Time paulista acabou com a temporada do Rubro-Negro em três dos últimos quatro anos
Flamengo é eliminado mais uma vez pelo Franca, no NBB
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 04 de junho de 2025FacebookTwitterInstagram
FOTO: Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete
Imagem destacada

Mais uma vez a temporada do Flamengo no Novo Basquete Brasil (NBB) acaba com a equipe esbarrando no Franca. Na semifinal deste ano, as duas equipes mais vitoriosas do passado recente foram até a prorrogação do jogo 5, mas o time paulista levou a melhor por 98 a 95 e vai a sua quarta final seguida.

O Flamengo talvez tenha sido o time mais dominante do basquete brasileiro na década passada, conquistando cinco NBBs e até fazendo partidas contra equipes da NBA. Porém, na virada da década, o Rubro-Negro vem pedindo CPF na nota para o Franca.

Pela terceira vez nos últimos quatro anos, a temporada do Flamengo acabou com uma derrota para o Franca. O Rubro-Negro não conquista o principal título do basquete nacional desde 2021, com o Franca sendo campeão nos últimos três anos e chegando a final pelo quarto ano seguido.

Em 2022, o Franca bateu o Flamengo na final por 3 a 1 e começou sua sequência de títulos. Em 2023, as equipes não chegaram a se encontrar nos Playoffs, com o Rubro-Negro eliminado na semifinal pelo São Paulo, que viria a perder para o Franca na decisão. Já em 2024, novamente as equipes se encontram na final e novamente os paulistas venceram por 3 a 1.

Desde 2022, Flamengo e Franca se enfrentaram 25 vezes, com 16 vitórias do Franca. No NBB, a vantagem é ainda maior, com 14 vitórias paulistas em 21 confrontos. A última vez que o Flamengo se deu melhor nos Playoffs do NBB foi em 2019, quando conquistou o título em cima do Franca, por 3 a 2.

A freguesia do Flamengo para o Franca foi um dos motivos do Rubro-Negro demitir o técnico Gustavinho e ter contratado o argentino Sergio “Oveja” Hernández para superar a barreira do seu maior rival e voltar a conquistar o título da NBB.

A mudança parecia ter dado efeito, com o Flamengo eliminado o Franca de forma categórica (91 a 67) na semifinal da Champions League das Américas, em abril, e se classificando na frente da equipe paulista para os Playoffs do NBB.

Quando as equipes se encontraram novamente, o Flamengo chegou a abrir 2 a 1 na série melhor de cinco, estando a uma vitória da final do NBB, mas o Franca deixou tudo igual e forçou um jogo 5 no Rio de Janeiro.

A partida decisiva talvez tenha sido a melhor da temporada do basquete brasileiro, repleta de viradas e domínios trocados. O Franca chegou a abrir quatro pontos no minuto final, mas alguns erros fizeram o Flamengo deixar tudo igual e forçar uma prorrogação. Porém, no tempo extra, o armador Georginho tomou conta e matou duas bolas de três que deram a vantagem novamente para o Franca.

Nos últimos dez segundos, o Rubro-Negro teve a bola do empate por duas vezes, mas não conseguiu matar e o Franca venceu por 98 a 95 e se classificou para enfrentar o Minas na final.

Relacionadas