Imagem Principal
Imagem
Filiais da Leader em Niterói têm novos donos
Atualmente, a rede varejista conta com 6 lojas em todo o estado
Filiais da Leader em Niterói têm novos donos
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 19 de julho de 2024FacebookTwitterInstagram
Fachada das Lojas Leader, no Centro de Niterói - Foto: Divulgação
Imagem destacada

Depois de sete meses do encerramento das Lojas Leader, o Via Center, galeria anexada ao Plaza Shopping, na Avenida Visconde do Rio Branco, Centro de Niterói, deve ganhar um novo locatário em breve.

As Lojas Torra, rede também conhecida por venda de vestuário e utilidades do lar, vai ocupar o espaço deixado pela rede varejista de Niterói. 

Na porta, há um cartaz informando vagas de emprego para diferentes setores. As obras de instalação para a chegada da nova loja já foram iniciadas. 

Interior das Lojas Leader no Centro de Niterói - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Já o lojão na Rua Otávio Carneiro, em Icaraí, local que também abrigava uma filial da Leader, será ocupado pela Tutifrutti, empresa voltada para venda de frutas, hortaliças, padaria, açougue e lanchonete. 

Fachada das Lojas Leader em Icaraí - Foto: Divulgação

A obra de instalação deve começar nesta segunda-feira (22). 

Será a segunda filial na cidade de Niterói (a primeira localizada em São Francisco) do grupo liderada pelo empresário capixaba, Gilberto Lopes, um dos antigos proprietários do Hortifruti. 

A tendência é que até o fim de 2025, sejam instaladas 25 lojas em todo o estado. Quatro já estão em construção.

Sobre as Lojas Leader

Nascida em cidade de Miracema, no ano de 1951, a Leader, até então, era uma loja de tecido e armarinho chamada Bazar Leader. 

Foi fundada por Newton Fernandes Gouvêa, falecido em 2015, aos 90 anos, José Laênio Gouvêa e Omar Gouvêa. 

Pouco tempo depois, já com três lojas no interior do Rio, foi a vez de se expandir para Niterói e outras cidades da Região Metropolitana, como a própria capital e São Gonçalo, esta última responsável por abrigar a fábrica da Leader, no bairro do Mutondo.

Ao longo de sua história, a rede varejista chegou a ter filiais em outros estados do Brasil como Minas Gerais, Espirito Santo, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Controlador das Lojas Leader até 2016, o banco de investimentos BTG Pactual anunciou o pedido de falência da rede varejista. Na época, a dívida total da Leader chegou a 1 bilhão de reais.

Em 2020, a rede varejista negociou os termos de seu plano de recuperação judicial com credores. 

Várias de suas lojas encerraram as atividades comerciais; inclusive a sua primeira loja, criada no município de Miracema, que fechou após 71 anos de operação em 29 de outubro de 2022.

Alvos de falência e despejos em série, a Leader ganhou novos donos em 2024. 

Os sócios Renato Vaz Heringer e Marcio Margreife Lima assinaram como presidente e diretor da varejista, respectivamente. Foi a segunda mudança de controle no intervalo de um ano. 

Atualmente, a rede varejista conta com 6 filiais. A Leader alega que reabrirá parte de suas lojas em breve.

Relacionadas