Imagem Principal
Imagem
Fátima Lacerda compartilha sua trajetória em evento no Solar do Jambeiro
A jornalista possui vasta experiência na imprensa e no jornalismo sindical
Fátima Lacerda compartilha sua trajetória em evento no Solar do Jambeiro
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 09 de setembro de 2024FacebookTwitterInstagram
O evento acontece nesta terça-feira, no Solar do Jambeiro (Foto: Divulgação)

A jornalista Fátima Lacerda vai contar sua trajetória profissional nesta terça-feira (10), às 18h, no Solar do Jambeiro, em Niterói (Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá), em um evento aberto ao público, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Fundação de Arte de Niterói (FAN). A entrada é gratuita.

Fátima tem uma carreira sólida em veículos como O Fluminense e O Globo, além de destacada atuação no jornalismo sindical e em assessorias de imprensa. Ela trabalhou em várias frentes, como na edição de boletins e jornais de sindicatos importantes, como o dos Engenheiros, dos Petroleiros, e dos Professores, entre outros.

O evento faz parte do Fórum da Memória do Jornalismo Fluminense, que já registrou depoimentos de grandes nomes da imprensa, como Jourdan Amora, Estela Prestes e Rujany Martins. A proposta é reunir esses depoimentos em um livro com o apoio da Fundação de Arte de Niterói.

Quem é Fátima Lacerda?

Fátima Lacerda é formada em Comunicação Social pela UFF, com especialização em Raças e Etnias e Mestrado em Ciência Política, também pela UFF. Sua paixão pelo jornalismo começou na adolescência, quando editou um encarte para o Jornal da Tijuca em 1972. Na universidade, ajudou a criar um jornal de cunho político-cultural e outro de poesia chamado Mãos Dadas.

Seu primeiro estágio foi na Rádio Tupi, mas logo optou pelo jornalismo impresso. Atuou por cinco anos no O Fluminense e participou do lançamento dos jornais de bairro Globo-Tijuca, Globo-Madureira e Globo Niterói nos anos 1980.

Fátima afastou-se da grande mídia por motivos políticos, dedicando-se ao jornalismo sindical, colaborando com a imprensa da Central Única dos Trabalhadores no Rio de Janeiro (CUT-RJ) e outros sindicatos importantes, além de trabalhar como assessora de imprensa.

Relacionadas