Assinante
O prefeito Axel Grael, num gesto de muito significado, decidiu incluir no programa comemorativo aos 450 anos de Niterói, uma n homenagem coletiva aos cinco que permanecem entre nós.
Dos 129 anos da criação da Prefeitura, já na fase republicana, apenas cinco poderão lembrar seus feitos. Alguns foram investidos várias vezes e outros tiveram mandatos curtos.
Na atual fase, a começar pelo ano da fusão, estão alinhados:
*Ronaldo Fabricio, engenheiro, empossado para mandato curto, no ano da fusão GB-RJ.
* Welington Moreira Franco, primeiro elevado à função pelo voto direto (1977/1982.). Depois, foi Governador do Estado. Interinamente exerceram a função, Armando Barcelos e João Batista da Costa Sobrinho
* Waldenir de Bragança, médico, (1992/1989)
* Jorge Roberto Silveira (quatro mandatos, o primeiro em 1989)
*João Sampaio, arquiteto (1993/97).
*Godofredo Pinto, vice de Jorge Roberto, assumiu em 2002 e se reelegeu em 2005.
*Jorge Roberto Silveira (2008/2012).
* Rodrigo Neves, sociólogo, eleito em 2013 e 2017, sucedido por Axel Grael
***-Jorge Roberto e Rodrigo Neves concorreram ao Governo, sem êxito.
PREFEITURA: SONHO OU PESADELO?
Faltando menos de um ano para a definição de quem será eleito para governar Niterói o panorama político não permite uma imagem clara aos prenunciadores do futuro e aos "experts" em política quanto aos nomes disponíveis para o cargo de Prefeito.
Não existe um exame prévio para se avaliar quem, no meio da sociedade política, está à altura de gerir uma máquina da grandeza de Niterói com conhecimento do peso da máquina formada por cerca de "50 questões" difíceis, da primeira fase: preencher as vagas nas Secretarias técnicas e políticas, nas Fundações, nos Fundos Especiais, nas empresas públicas e muito mais.
A caminhada precisa de um leque de partidos comprometidos num programa unificado de participação, arrastando um mínimo de 400 confiáveis candidatos à vereança, todos cercados de seus "afilhados" e cabos eleitorais, movidos por sonhos pessoais e, talvez, sem capacidade para apresentação soluções pelo bem público, na cidade de 500 mil habitantes, área de apenas 113 mil km2, decantada pela alta qualidade de vida e que se tornou atraente para a pobreza oriunda de cidades vizinhas e de outros Estados.
RODRIGO PODE SER CANDIDATO
Consulta feita a militantes tradicionais do PDT estão convencidos de que o atual Secretário Executivo Municipal, o ex-prefeito Rodrigo Neves, deixará esta função em abril, habilitando-se à disputa de um novo mandato.
Eles asseguram que a decisão será de consenso sem qualquer possibilidade de racha e os dois escolherão um nome para disputar o mandato de vice-Prefeito.
É admissivel que Rodrigo Neves, em abril de 2026, renunciará - se eleito - visando concorrer a vice ou a Governador. Vale lembrar que na eleição de 2026, serão disputadas duas cadeiras no Senado.
O MAIOR E ÚLTIMO FERIADÃO
Mesmo com a extinção do feriado de 22 novembro em comemoração ao aniversário de fundação da Aldeia de São Lourenço - cidade que recebeu mais tarde o nome de Nictheroy - feriado de quinta--eira, data da proclamação da República, alongado face à comemoração oficial pelo Dia da Consciência Negra (segunda-feira, dia 20) .O feriado municipal pelo aniversário de Niterói (dia 22) deixou de existir por reivindicação da CDL, face ao grande número de feriados do mês, entre eles o Dia de Finados. A decisão foi do então prefeito Rodrigo Neves.
INÉDITO ENCONTRO COM EX-PREFEITOS
O Prefeito Axel Grel, que cumpre programa de inaugurações pelo projeto "Niterói, 450 anos" reservou para quarta-feira, dia 22, a entrega da área de convivência da "Rotatória Stuessel Amóra", um novo portal da cidade e marco na melhoria da ligação Piratininga-Camboinhas. Até dezembro, a obra estará à disposição do tráfego na região. Ele também programou reunir, em homenagem, os cinco únicos ex-Prefeitos que estão presentes na nossa vida, sendo Waldenir Bragança, de 92 anos, o mais idoso. (Página 5).
O TRIANGULO TRUMP, MILLEI E NETANYAHU…
Já em processo para a reeleição, o Presidente Joe Biden está diante de uma encruzilhada, com a atuação ostensiva do ex-Presidente David Trump, identificado com partidos da extrema-direita, que vem alcançando alguns sucessos em países da América Latina e a apertada disputa na Argentina que pode resultar na eleição do radical Millei.
A presença de Jair Bolsonaro, apoiando Millei e estreitando suas relações com David Trump, como com Vladimir Putin, é preocupante para o norte-americano que buscou agasalho numa boa relação com a China.
É um jogo de xadrez que faz temer um cenário como criado na década de 30 pela Alemanha e pela Itália sob os comandos de Adolf Hitler e Benito Mussolini e com a adesão do Japão.
Sérgio Cabral vem aí
O ex-governador Sérgio Cabral quer voltar à política, desta vez como deputado federal. A revelação foi feita pelo jornalista Eduardo Tchao (ex-Rede Globo), que o entrevistou no podcast “Papo com Cabral”. “Caso eu possa e a Justiça me permita. É um cargo que nunca exerci. Gostaria conhecer a pluralidade brasileira, profundamente, com mais de 500 deputados federais, para entender o Brasil e defender o Rio de Janeiro”, disse Cabral.