Assinante
Após ser autorizada a dar continuidade na licitação, a Prefeitura de Niterói, por meio da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (EMUSA), anunciou que recebeu propostas de empresas interessadas na revitalização do Cinema Icaraí, abandonado desde 2006.
Agora, a Prefeitura aguarda a conclusão do certame para anunciar a empresa vencedora.
Uma vez homologada a escolha, o extrato contratual será publicado, acompanhado da assinatura da ordem de início.
A tendência é que o resultado seja divulgado no mês de agosto.
Relembre o caso:
No ano passado, conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) haviam suspendido a liminar das obras do Cinema Icaraí, por conta de algumas impropriedades, que não haviam sido cumpridas.
Após reuniões técnicas entre os conselheiros do TCE e representantes da EMUSA, a Prefeitura foi autorizada a dar continuidade na licitação nas obras de restauração.
O documento do TCE destacou itens apontados e alvos de correção: o que economizou cerca de R$ 10 milhões aos cofres públicos.
Como vão funcionar as obras do Cinema Icaraí?
De acordo com a Prefeitura, o investimento está avaliado em R$ 55 milhões e o prazo de execução será de 12 meses, a partir da ordem de início que ainda não tem data definida.
A obra de restauração inclui a preservação da fachada e restauro do saguão com todos os seus elementos: bilheteria, bomboniere, piso, teto, portas, escadarias, bem como a instalação de elevador e de escada rolante.
No salão, os componentes decorativos serão revitalizados e o palco ampliado para comportar uma orquestra sinfônica.
A capacidade será para 299 pessoas e haverá a instalação de uma plataforma elevada para acesso ao subsolo.
O projeto inclui, ainda, a revitalização deste subsolo – abaixo do palco – para área técnica e espaço de acervo e guarda de instrumentos.
O primeiro pavimento comportará os camarins, um mezanino para 69 pessoas e um restaurante.
O segundo andar receberá infraestrutura para atender a orquestra e abrigará as áreas administrativas.
As salas de cinema estarão localizadas no terceiro pavimento: uma delas terá capacidade para 150 lugares e outras duas com 65 lugares cada.
Além do espaço administrativo do cinema, o andar terá um café/bomboniere.
Já o quarto pavimento ganhará um bar/ bistrô. Será criado também um quinto piso, sem retirar as características da fachada, para a construção de um restaurante com varanda e vista para o mar.
Na cobertura, serão instaladas as placas de módulos fotovoltaicos para a captura de energia solar.
Todo o prédio terá sistema de captação de água da chuva para reuso.