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Escolas estaduais do RJ passam a usar IA em simulados para o Enem
Escolas estaduais do RJ passam a usar IA em simulados para o Enem
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 07 de setembro de 2025FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução
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Estudantes do Ensino Médio da rede estadual do Rio de Janeiro estão utilizando, pela primeira vez, recursos de inteligência artificial (IA) no processo de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ferramenta está integrada a uma plataforma digital que reúne livros digitais, videoaulas, simulados e transmissões ao vivo.

A principal novidade é a correção automatizada de 193 mil redações e simulados impressos realizados em sala de aula. O sistema emprega algoritmos que analisam aspectos como gramática, coesão, argumentação e adequação ao tema, atribuindo pontuações e oferecendo feedback imediato aos estudantes.

Além da avaliação de textos, a plataforma gera relatórios individuais com informações detalhadas sobre erros e acertos, desempenho em cada área do conhecimento e sugestões de estudo personalizadas. Também fornece dados sobre o tempo médio de resolução das questões e aponta pontos de melhoria. O objetivo é direcionar o aprendizado e facilitar a identificação de dificuldades.

Os simulados seguem o formato do Enem e abrangem todas as áreas avaliadas pela prova: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Segundo a Secretaria de Educação, os relatórios e trilhas de estudo também podem ser usados por professores e gestores como ferramenta de acompanhamento do desempenho escolar.

A plataforma ainda oferece aulas ao vivo, banco de videoaulas, material da Britannica Education, simulador do Sisu e certificados de desempenho. O acesso pode ser feito pelo site enem.educacao.rj.gov.br, mediante matrícula (para alunos) ou ID profissional (para professores e servidores). As transmissões também estão disponíveis pela TV Alerj e pelo canal da secretaria no YouTube.

De acordo com o governo estadual, a iniciativa busca integrar inovação tecnológica ao processo pedagógico e ampliar os recursos de preparação para os estudantes da rede pública.

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