Imagem Principal
Imagem
Entre os cariocas, apenas o Botafogo usou a ‘janela extra’ de transferência
Fla, Flu e Vasco não se movimentaram nos últimos meses
Entre os cariocas, apenas o Botafogo usou a ‘janela extra’ de transferência
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 14 de abril de 2025FacebookTwitterInstagram
Foto: Arthur Barreto/BFR

A janela de transferências do futebol brasileiro se encerrou no dia 28 de fevereiro. Porém, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) abriu um período extra de contratações para os jogadores que disputaram os campeonatos estaduais possam se transferir para outros clubes do Brasil.

Essa “janela extra” foi aberta no dia 10 de março e encerrada no final da última semana. Porém, apesar do período a mais para reforçar o elenco, os clubes cariocas pouco se movimentaram. Entre os quatro times do Rio de Janeiro que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, apenas o Botafogo trouxe um jogador no período.

O atual campeão da Libertadores e do Brasileiro trouxe o atacante Mastriani para reforçar o elenco da equipe. O jogador estava no Athletico-PR no início do ano e foi emprestado ao Botafogo. Segundo especulações, o Glorioso até tentou trazer reforços para sua defesa, mas não conseguiu concluir as negociações a tempo.

A contratação de Mastriani vem para rechear ainda mais uma janela do primeiro semestre do Botafogo. O Glorioso investiu mais de R$ 500 milhões para reforçar o elenco e repor saídas importantes do time campeão nacional e continental no ano passado.

Flamengo, Vasco e Fluminense não se movimentaram no período extra de contratações, encerrando a janela do primeiro semestre com os reforços inscritos até o final de fevereiro.

No total, apenas 10 clubes da Série A fizeram 30 contratações na “janela extra” de transferências, com a maioria vindo do Mirassol (8), que está estreando na elite do futebol brasileiro.

A “janela extra” de transferências surgiu como uma cláusula no Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas da CBF que visa beneficiar atletas que ficam livres no mercado após disputarem as competições estaduais, que se encerraram após o fechamento da primeira janela, por clubes sem calendário na sequência da temporada.

A partir de agora, os clubes brasileiros só podem contratar jogadores que ficaram sem contrato até o fim da janela de transferências. Os que rescindiram seus vínculos depois desse período vão ter que esperar alguns meses para trocar de time.

O próximo período de transferências também é especial. Entre os dias 2 e 10 de junho, fica aberta a janela para o Super Mundial, para ajudar os clubes que vão disputar a competição a se reforçarem. Flamengo, Fluminense, Botafogo e Palmeiras são os brasileiros no torneio.

A segunda janela de transferências oficial vai ser aberta no dia 10 de julho e se encerra no dia 2 de setembro, marcando a data final de negociações entre clubes do ano.

Relacionadas