Assinante
Disputadas entre traficantes e milicianos, comunidades de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, foram alvo de operações da Polícia Militar, nesta terça-feira (20). Policiais do Comando de Operações Especiais (COE) estiveram na Gardênia Azul, enquanto agentes do 18° BPM (Jacarepaguá) realizam uma operação na Cidade de Deus (CDD).
De acordo com a Polícia Militar, três homens foram presos. Luiz Henrique Mohamed e Rodrigo, o "RD", foram presos com fuzil, rádio transmissor e drogas na CDD. Eles são suspeitos de integrar o tráfico do Complexo da Penha, na Zona Norte. No entanto, os homens também atuam na guerra da Zona Oeste. O nome do terceiro preso não foi divulgado. Os três foram levados para a 32ª DP (Taquara).
A cidade de Deus e a Gardênia Azul são palcos constantes de confrontos. Na última quinta-feira (15), a PM realizou uma operação emergencial na CDD, para impedir uma nova disputa territorial. Houve troca de tiros e ônibus foram incendiados. Na noite deste domingo (18), um tiroteio causou pânico aos frequentadores do Uptown Barra. A PM informou que suspeitos armados estavam próximo ao shopping, mas os disparos partiram da comunidade.
Há mais de um ano, favelas das zonas Norte e Oeste vivem uma guerra entre criminosos rivais e milícia. Bandidos do Comando Vermelho (CV) disputam territórios com a facção rival Terceiro Comando Puro (TCP) e grupos paramilitares, com o objetivo de expandir pontos de venda de drogas pela cidade. A disputa acontece pelos morros do Fubá e Campinho, Muzema, Rio das Pedras, Complexo da Covanca, além da Gardênia Azul, Praça Seca e Cidade de Deus.
Zona Norte e Baixada Fluminense
Na Zona Norte, militares do 16º BPM (Olaria), com o apoio do Núcleo de Apoio às Operações Especiais (NAOE), estão realizando operação no Complexo de Israel, nas comunidades Cinco Bocas, Pica-Pau e Cidade Alta, em Parada de Lucas. De acordo com a Polícia Militar, o objetivo é coibir movimentações criminosas na região. Durante o patrulhamento, uma grande quantidade de material entorpecente foi apreendida. A ocorrência foi encaminhada para a 22ª DP (Penha).
Foto: Divulgação (Polícia Militar)
O perfil Onde Tem Tiroteio (OTT) registrou disparos próximos à estação de trem de Parada de Lucas, às 8h14. Por conta dos tiros, o ramal Saracuruna foi afetado no trecho entre Central e Penha, além de Duque de Caxias e Saracuruna. Em nota, a SuperVia lamentou o transtorno, mas reforçou que a "segurança é a prioridade". Por volta das 10h, a circulação foi normalizada.
Já na Baixada Fluminense, o 15º BPM (Duque de Caxias), com o apoio do Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (Gesar), está nas comunidades Badu, Rasta, Ana Clara e Rua 7, em Duque de Caxias. Na ação, dois criminosos foram presos na Rua Imperatriz Leopoldina, em Vila Urussai. Com eles, foram apreendidas duas armas, um rádio transmissor e grande quantidade de drogas.
Procurada, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que, na região da Gardênia Azul, as unidades escolares estão atendendo normalmente. Na Cidade Alta, oito colégios foram impactados. Nas comunidades Cinco Bocas e Pica-pau, três escolas não abriram as portas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na Zona Norte, a Clínica da Família Joãosinho Trinta e o Centro Municipal de Saúde Iraci Lopes interromperam o funcionamento. Já o Centro Municipal de Saúde Hamilton Land e as clínicas da Família Bárbara Mosley de Souza e José Neves, na Zona Oeste, suspenderam apenas as atividades externas.