Assinante
A advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra deixou, por volta das 15h desta segunda-feira (9), a Colônia Penal Feminina do Recife, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife. Ela foi liberada após colocação de tornozeleira eletrônica, dentro da unidade penal, e ficará em prisão domiciliar.
A influenciadora deixou o presídio cercada por jornalistas e populares. Os fâs começaram a gritar quando viram a influenciadora se aproximando. A advogada pediu para que as pessoas que a aguardavam dessem passagem para ela. Proibida de falar sobre o processo, uma das medidas cautelares determinadas pela Justiça, a influenciadora disse que “foi calada” e é vítima de uma “injustiça”.
"Foi uma prisão criminosa, cheia de abuso de autoridade por parte do delegado. [...] Eu não posso falar sobre o processo. Eu fui calada", disse Deolane ao sair da cadeia.
À tarde, ela postou no Instagram uma carta aberta sem texto com uma imagem dela com a boca tampada por uma fita, que carrega um desenho de um X, dando a entender que foi censurada.
Deolane é mãe de uma menina de 8 anos, além de um filho de 20 e outro, de 18. A empresária, advogada e influenciadora foi presa na quarta-feira (4) durante uma operação que investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro proveniente de jogos de azar.
A monitoração eletrônica foi uma das exigências da Justiça para a concessão da liberdade, baseada no artigo 318A do Código Penal e por um habeas corpus coletivo concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de 2018. Ele substitui a prisão preventiva por domiciliar de gestantes, lactantes e mães de crianças de até 12 anos ou de pessoas com deficiência.
A decisão pela liberdade de Deolane foi tomada na manhã desta segunda-feira (9), pela 4ª Câmara Criminal, após uma indefinição sobre quem deveria julgar o habeas corpus. A mãe de Deolane, Solange Bezerra, vai continuar presa, pois o pedido de liberdade dela foi negado.