Imagem Principal
Imagem
Começam as especulações sobre quem vai compor o governo de Rodrigo Neves
André Diniz deverá continuar na Secretaria Executiva
Começam as especulações sobre quem vai compor o governo de Rodrigo Neves
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 29 de novembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Rodrigo Neves com a equipe de transição de governo. Fotos: Reprodução

Faltando pouco mais de um mês para a posse do prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, começam a surgir especulações no meio político sobre quem vai integrar o primeiro escalão do governo, nas secretarias e comando das empresas públicas e autarquias. Segundo fontes próximas ao pedetista, o advogado e contador César Augusto Barbiero, que integra a equipe de transição na parte da Fazenda, é o mais cotado para ser o futuro titular da pasta, que comandou no primeiro governo de Rodrigo, de 2013 a 2016.

Juliana Benício, que disputou a prefeitura em 2020 pelo partido Novo e este ano, filiada ao Cidadania, apoiou Neves, está cotada para a Secretaria de Educação. Ela participa do grupo de trabalho na área, na equipe de transição de governo. Juliana é gestora educacional, mestre em Economia e doutora em Engenharia de Produção. Ela é também do grupo de Comte Bittencourt, presidente regional do Cidadania. Este deverá ainda indicar o futuro presidente da Clin (Companhia de Limpeza Urbana de Niterói).

A Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo) deverá continuar com André Bento como presidente. Ele foi indicado pelo ex-deputado federal Sérgio Zveiter (PV). Felipe Peixoto (PSD), ex-adversário de Neves e que o apoiou este ano desde o início da campanha, está cotado para presidir a Nittrans (Niterói Transporte e Trânsito). Ou deve indicar o engenheiro Sérgio Marcolini, que é de seu grupo político. Marcolini já comandou o órgão no último governo do prefeito Jorge Roberto Silveira, de janeiro de 2009 a agosto de 2012.

Juliana Benício é cotada para a Educação. Foto: Reprodução

O vereador reeleito Renato Cariello (PDT), que é policial militar, está muito cotado para comandar a Secretaria de Ordem Pública (SEOP). Seria uma compensação por ele ter desistido de disputar a presidência da Câmara Municipal para apoiar a reeleição de Milton Cal (União Brasil).

Para a saúde deverá ir Maria Célia Vasconcellos, que atualmente é vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e de Família da Fundação Municipal de Saúde. Atuou como secretária de Saúde no primeiro governo de Neves. Ela é assistente social, graduada pela Universidade Federal Fluminense, com pós-graduação em Psicologia Social pela Fiocruz. Porém, haveria um acordo entre Neves e o partido União Brasil em que a sigla ganharia o comando da pasta.

André Diniz deverá continuar na Secretaria Executiva. Foto: Reprodução

A Secretaria do Idoso, que foi comandada pelo vereador eleito José Antônio Toro Fernandes, o Zaff (União Brasil), durante o governo Axel Grael, deverá ser permanecido na pasta, abrindo espaço na câmara para Emanoel Rocha, que é o primeiro suplente do União Brasil.
Já na Emusa (Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento), será alguém indicado por Neves por ele considerar a pasta como de sua cota pessoal.

O PT continuará no controle das secretarias de Culturas e Assistência Social e Economia Solidária. Para a primeira deverá ir Micaela da Costa Zeferino, que hoje é presidente da Fundação de Artes de Niterói (FAN). A pasta de Esportes deverá continuar com o Cidadania. Inicialmente comandada pelo atual secretário Rubens Goulart. Segundo fontes ligadas ao futuro governo, o vereador reeleito Luiz Carlos Gallo (Cidadania) vai ficar durante algum tempo na Câmara e depois vai assumir a pasta que comandou durante boa parte do Governo Axel Grael.

André Diniz, atual titular da Secretaria Executiva, passou integrar a equipe de transição nesta quinta-feira, 28. Ele deverá continuar na pasta. Ele não disputou as eleições deste ano para vereador. Para a presidência do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Fernando Brandão deverá ser mantido na pasta, apesar de não ter sido eleito vereador. Ele é filiado ao PDT. 
Rodrigo  vai se reunir com os vereadores eleitos na próxima semana para discutir a composição do futuro governo e a diplomação do prefeito eleito e dos 21 parlamentares será no dia 18 de dezembro. Acredita-se que até lá já tenha sido tudo definido e já passando o bastão para determinados vereadores que possam a vir integrar o primeiro escalão e já montar o governo para que no dia 1º de janeiro já esteja com tudo em dia.

Relacionadas