Imagem Principal
Imagem
Casa 264 vai ser inaugurada na semana que vem
Após período de obras, novo centro cultural de Niterói enfim vai abrir as portas
Casa 264 vai ser inaugurada na semana que vem
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 19 de julho de 2024FacebookTwitterInstagram
Fonte: Divulgação

Um novo centro cultural de Niterói está prestes a ser inaugurado. 

A Casa 264, localizada na esquina da Rua General Andrade Neves com a Travessa Manoel Continentino, no Bairro de São Domingos, vai abrir as portas no próximo sábado, 27 de julho, às 19h, com muitas atrações para os espectadores.

A inauguração da tão esperada casa acontece nesse dia 27 apenas para convidados da anfitriã  Beatriz Rodrigues, a com publicação de agenda para eventos abertos à todo o público. 

O evento vai contar com a mixologista que fez os drinks do “barzim” do local, Victória Óliver, além do DJ Egil, fundador do tradicional Forró da Estudantina, e uma exposição de arte com artistas como Ivan Grillo, Berna Reale e muitos outros.

DJ Egil 

A cearense Bia Rodrigues é a responsável pela Casa 264, que ganhou esse nome devido ao seu endereço (Rua General Andrade Neves, 264). 

O imóvel foi construído em 1930 e era geminado em outros três na mesma rua. 

Mantendo a memória do local através do número e a opção pelo nome “Casa” foi pelo aconchego, encontro e alegria que a artista espera que o Centro transmita.

“Sendo artista, meu sonho era ter um lugar onde coubesse tudo. Arte, boa música, diversão e trocas verdadeiras. Em 2012, eu saí de Fortaleza para estudar na UFF. 

"Chamei Niterói de Casa e em 2019 larguei a advocacia para me dedicar somente à arte. Foi aí que surgiu a ideia de montar um local para abrigar todas as ideias que surgiam na minha cabeça. 

"Assim nasceu a Casa 264, que passou por diversos percalços até agora, mas que está atenta e forte para celebrar arte e cultura na cidade de Niterói”, diz Bia.

A exposição coletiva de abertura chamada de “ENTERNECER - amenidades brasileiras”, produzida pela própria Bia Rodrigues e Soraya Albuquerque, que também assinam a curadoria da mostra, reúne mais de 12 artistas com obras em diversos suportes e conta com nomes como Jorge Fonseca, Renan Araújo e Ivan Grilo.

Após a inauguração, a Casa 264 vai ficar aberta de segunda a quarta das 14h às 18h, com a entrada no valor de R$ 10, e de quinta a sábado, das 14h às 23h, com entrada franca, mas com couvert artístico de R$ 10 aos sábados.

Toda sexta-feira, a DJ residente Taia Pitaia promete agitar a pista de dança. 

Nas quintas e domingos, a casa vai oferecer playlists em discos de vinil, e aos sábados serão as noites temáticas e os shows.

DJ Taia Pitaia

A casa estava prevista para abrir as portas no início de 2024, mas devido a problemas com a obra, a inauguração ficou para o início do segundo semestre.

Na frente da casa, uma pintura aderna a esquina, quase como um convite à cultura niteroiense. 

Os artistas responsáveis pela obra vieram do Ceará para produzir a fachada do novo Centro Cultural de Niterói. Robézio e Terezadequinta fazem parte do Acidum Project, que é um coletivo de arte urbana nascido em Fortaleza e viajam o mundo todo trabalhando com arte e grandes murais.

Relacionadas