Imagem Principal
Imagem
Balões e aves silvestres são apreendidos em operação em Saquarema
Denúncia ao programa Linha Verde levou policiais a encontrar balões e pássaros em cativeiro
Balões e aves silvestres são apreendidos em operação em Saquarema
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 28 de novembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Fotos: Divulgação/ Disque Denúncia

Policiais da 6ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) apreenderam dois balões de aproximadamente oito metros, uma bandeira de 10 metros e cinco aves silvestres mantidas em cativeiro em Saquarema, na Região dos Lagos. A ação ocorreu na noite desta quarta-feira (27), após uma denúncia ao Linha Verde, canal do Disque Denúncia voltado a crimes ambientais.

A denúncia indicava um bar na Rua José Mendes, no bairro Basiléia, onde balões eram fabricados. No local, os policiais encontraram balões prontos para soltura, as aves em gaiolas e uma bandeira destinada aos balões.

O responsável não possuía documentação para criar as aves nem autorização para confeccionar balões. Ele foi encaminhado à 124ª DP, e o caso foi registrado com base nos artigos 42 e 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98).

Desde o início do ano, o programa Linha Verde já recebeu mais de 20 mil denúncias no Rio de Janeiro, sendo 183 relacionadas a balões – um aumento de 57% em comparação ao ano anterior. A população pode denunciar crimes ambientais de forma anônima pelo telefone (21) 2253-1177, pelo WhatsApp (0300 253 1177), pelo aplicativo "Disque Denúncia RJ" ou pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br).

Relacionadas