Assinante
Entrar
Cadastre-se
O esporte de Búzios continua sendo destaque no cenário nacional e internacional. Durante a etapa do Pan-Americano de Canoa Havaiana (Va’a), realizada entre os dias 19 e 23 de novembro de 2024, em Niterói, as equipes Júnior 16 e 19 masculina e feminina do Clube Mahalohoe e do Projeto Zezinho conquistaram o tão sonhado bicampeonato pan-americano.
Entre os grandes destaques está o jovem atleta Luan Reis, de apenas 15 anos, que levou para casa quatro medalhas de ouro nas categorias OC6 Júnior 16, V3, OC6 Júnior 19 e V1 Júnior 16. Sua dedicação e talento o colocam como uma grande promessa da canoa havaiana, representando com orgulho a força da juventude buziana.
Outro nome que merece aplausos é o da experiente atleta e mentora Claudete Mosqueta, idealizadora do Projeto Zezinho. Competindo na categoria Master 60, Claudete garantiu uma medalha de bronze, mostrando que o esporte é uma paixão que não tem idade e continua sendo uma inspiração para as novas gerações.
O Pan-Americano de Va´a foi realizado na praia de São Francisco, em Niterói, e terminou no último final de semana. O Brasil venceu a maioria das competições e totalizou 125 medalhas, sendo 57 de ouro, 39 de prata e 29 de bronze.
O Chile ficou em segundo lugar no quadro geral, com oito de ouro, oito de prata e dez de bronze. A equipe de Rapa Nui teve quatro de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. A Argentina faturou um ouro, quatro pratas e dois bronzes. O time peruano teve seis medalhas e o Panamá uma. México e Guiana Francesa terminaram sem medalhas.
O campeonato foi organizado pela Federação de Va'a do Rio de Janeiro, em parceria com a Confederação Brasileira de Va'a (CBVAA), e contou com o apoio da Prefeitura de Niterói e de diversas entidades esportivas.
O evento recebeu cerca de 800 atletas de oito países (Argentina, Chile, Guiana Francesa, México, Panamá, Peru, Rapa Nui e Brasil) e contou com competições nas categorias individuais e de até seis atletas (V1, V1R, V3 e V6).