Assinante
O Samba-enredo que é parceria de Felipe Filósofo, Fabio Borges, Ademir Ribeiro, Devid Gonçalves, Lucas Marques e Porkinho foi o escolhido para invadir a avenida no Carnaval 2022. Escrito em forma de carta, a letra encantou o público. A vermelho e branco de Niterói, atual campeã do carnaval evará para Avenida o enredo Não há tristeza que pode suportar tanta alegria, desenvolvido pela dupla de carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon.
A Viradouro tenta o bicampeonato com o enredo Não há tristeza que possa suportar tanta alegria O desfile vai destacar o sentimento dos foliões no carnaval de 1919, que marcou o fim da Primeira Guerra Mundial e a pandemia da gripe espanhola.
Os campeões do samba da Viradouro explicaram a proposta da composição. "A parceria (dos compositores) tem uma característica de propor uma nova estética, já fizemos samba sem rima, sem verbo, em formato de diálogo, esse é o primeiro em formato de carta do carnaval do Rio e só tem rimas ricas (quando são rimadas classes gramaticais diferentes), a gente quebra os padrões dos versos sem ferir o regulamento. É uma paisagem sonora, você fecha os olhos, escuta a melodia e imagina a cena", disse o compositor Filósofo, chorando de emoção.
Viradouro volta a ensaiar na rua
O presidente de honra da Viradouro, Marcelo Calil, anunciou o retorno dos tradicionais ensaios da escola na Avenida Amaral Peixoto, no Centro. E os ensaios na escola toda terça-feira.
A notícia boa que eu tenho pra vocês é que no dia 19 de outubro nós voltaremos com nosso ensaio às terças. E no dia 14 de novembro teremos o primeiro ensaio de rua. No dia 21 não teremos ensaio porque é aniversário da cidade no dia seguinte. Retornamos no dia 28 e não paramos mais os ensaios de rua até o dia do desfile, disse Marcelo Calil.
Ele ainda pediu a colaboração de todos cumprindo as normas estabelecidas para evitar a contaminação pela covid-19, para que assim a escola possa manter os ensaios.
Hoje estamos podendo ter a quadra com um público porque já existe um protocolo que nos permite fazer isso. Não estamos no limite que gostaríamos. Mas estamos até nos guardando, pois poderíamos ter um público maior aqui. Precisaremos ter um cuidado a mais. Na entrada teremos aferição da temperatura, vamos manter o distanciamento e vamos cobrar o passaporte da vacinação. As pessoas vão entrar na quadra de máscara, explica Marcelo.
O presidente de honra pediu que todos cumpram as normas estipuladas pela casa no primeiro ensaio para que não tenham prejuízos e possam continuar se reunindo.
"AMOR, ESCREVI ESTA CARTA SINCERA
VIREI NOITES À SUA ESPERA
POR TE QUERER QUASE ENLOUQUECI
PINTEI O ROSTO DE SAUDADE E ANDEI POR AÍ
SEGUI SEU OLHAR NUMA LUZ TÃO LINDA
CONDUZIU MEU CORPO, AINDA
O CORAÇÃO É PASSAGEIRO DO TALVEZ
ALEGORIA IRONIZANDO A LUCIDEZ
SENTI LIRISMO, ESTADO DE GRAÇA
EU FICO ASSIM QUANDO VOCÊ PASSA
A AVENIDA GANHA COR, PERFUMA O DESEJO
SOZINHO TE OUÇO SE AO LONGE TE VEJO
TE PROCUREI NOS COMPASSOS E PUDE
AOS PÉS DA CRUZ AGRADECER À SAÚDE
CHORAM CORDAS DA NOSTALGIA
PRA ETERNIDADE, UM SAMBA NASCIA
NÃO PERDI A FÉ, PRECISO TE REVER
FUI AO TERREIRO, CLAMEI: OBALUAÊ!
SE AFASTOU O MAL QUE NOS SEPAROU
JÁ POSSO SONHAR NAS BÊNÇÃOS DO TAMBOR
AMANHECEU! NUM INSTANTE JÁ
OS RAIOS DE SOL FORAM TESTEMUNHAR
O DESEMBARQUE DO AFETO VINDOURO
ACORDES VIRÃO DA VIRADOURO
TIREI A MÁSCARA NO CLIMA ENVOLVENTE
ENCOSTEI OS LÁBIOS SUAVEMENTE
E TE BEIJEI NA ALEGRIA SEM FIM
CARNAVAL, TE AMO, NA VIDA ÉS TUDO PRA MIM
ASSINADO: UM PIERROT APAIXONADO
QUE ALÉM DO INFINITO O AMOR SE RENOVE
RIO DE JANEIRO, 5 DE MARÇO DE 1919"