Assinante
A principal novela do futebol brasileiro, finalmente, chegou ao fim. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, nesta segunda-feira (12), que Carlo Ancelotti é o novo técnico da seleção brasileira. O treinador deve assumir o comando da equipe ainda neste mês de maio.
Na semana passada, A TRIBUNA alertou que a saída de Xabi Alonso do Bayer Leverkusen deveria ser o primeiro dominó a cair em uma sequência de eventos que poderia resultar no novo técnico da seleção brasileira sendo escolhido. Dito e feito. Alonso deve assumir o Real Madrid e Ancelotti vem para o Brasil.
Carlo Ancelotti só vai assumir o comando técnico de vez da seleção brasileira no dia 26 de maio, depois do término do Campeonato Espanhol. Ainda restam três jogos para o Real Madrid no torneio, que tem chances remotas de ser campeão. O último jogo do italiano de 65 anos à frente do Madrid será no dia 25 de maio, contra a Real Sociedad.
O treinador italiano, campeão de três Champions League dirigindo o Real Madrid, tinha contrato até o meio de 2026 com o clube merengue, mas uma temporada ruim, que pode terminar sem títulos, fez as partes repensarem sua parceira.
Como a seleção brasileira tem até o dia 18 de maio para enviar a lista de convocados para a próxima Data FIFA, a tendência é que a convocação seja feita por dirigentes da CBF, como o coordenador da seleção, Rodrigo Caetano, e o coordenador técnico, Juan. Porém, segundo a CBF, Ancelotti irá se reunir com ambos para definir a lista e estará na beira do campo no dia 5 de junho, contra o Equador.
A seleção brasileira estava em busca de um técnico desde o final de março, quando demitiu Dorival Júnior do cargo. Ancelotti era o preferido da CBF para assumir desde a saída de Tite, em 2022, mas uma novela com idas e vindas fez com que o acordo entre as partes só se concretizasse em 2025.
Na próxima Data FIFA, a seleção brasileira enfrenta o Equador, fora de casa, no dia 5 de junho. No dia 10, o Brasil recebe o Paraguai, na Neo Química Arena, em São Paulo. Ambas as partidas serão válidas pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. O Brasil tem chance de se classificar já nesses jogos. O Brasil está em quarto lugar na tabela de classificação, com 21 pontos.
Segundo um levantamento do DataFut, Ancelotti será o primeiro estrangeiro a treinar a seleção brasileira desde 1965. Além disso, o italiano é apenas o quarto não brasileiro a dirigir a equipe pentacampeã do mundo.
Títulos
A esperança do torcedor brasileiro para voltar a conquistar a Copa do Mundo está em um dos treinadores mais vitoriosos da história. Em mais de 30 anos de carreira, Ancelotti conquistou cinco Ligas dos Campeões, quatro Mundiais de Clube, cinco Supercopas da UEFA, além de ter conquistado os cinco principais torneios nacionais da Europa.
Essa será a primeira vez que Carlo Ancelotti comandará uma seleção, com a maior parte de sua carreira sendo em clubes europeus. Porém, ele foi auxiliar técnico da Itália, nos anos 90.
Histórico com brasileiros
Um dos principais pontos de empolgação com a contratação de Ancelotti, além da sua trajetória vencedora, é o histórico do treinador com jogadores brasileiros. Foi sob a sua tutela que Vinicius Júnior se tornou o melhor jogador do mundo e que Rodrygo, Éder Militão, Marcelo e Casemiro atingiram seu auge no Real Madrid.
Além disso, vale lembrar que Ancelotti também foi técnico de Kaká quando foi Bola de Ouro, Ronaldo e Ronaldinho no Milan, Richarlison no Everton, Thiago Silva no PSG, David Luiz e Ramires no Chelsea e muitos outros.
Então, a relação com os jogadores brasileiros não deve ser um problema para o novo técnico.