Imagem Principal
Imagem
Alerj aprova proibição de armas de gel no Rio de Janeiro
Projeto de lei segue agora para sanção do governador Cláudio Castro
Alerj aprova proibição de armas de gel no Rio de Janeiro
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 11 de setembro de 2025FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução
Imagem destacada

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em segunda discussão, nesta quarta-feira (10), o Projeto de Lei 4.202/24, que visa proibir a fabricação, a venda e a distribuição das armas conhecidas como gel blasters em todo o estado. Com a aprovação, a proposta segue agora para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias para sancioná-la ou vetá-la.

As gel blasters são réplicas de armas de fogo que disparam pequenas bolas de gel, que se expandem ao serem colocadas em água. O funcionamento ocorre por meio de bateria e propulsão a mola. A nova lei complementa a Lei 2.403/95, que já proíbe a produção e a comercialização de brinquedos que possam ser confundidos com armas de fogo.

Vale ressaltar que alguns jovens estão pintando os brinquedos para que se pareçam com armas reais e se vestindo de forma a simular combates, o que aumenta o risco de confusão com armas de fogo por parte da polícia e da população.

A autora do projeto, Tia Ju (Republicanos) destacou que o uso desses equipamentos tem gerado riscos reais à população. “Essa ‘brincadeira’ virou um perigo, já que jovens e adultos simulam confrontos nas ruas, organizando batalhas em locais de grande circulação e atirando em pessoas desprevenidas”, afirmou. A deputada citou casos divulgados nas redes sociais, como o de um carroceiro em Campos dos Goytacazes e de um bebê em São Paulo, atingidos por projéteis disparados com gel blasters.

O projeto conta ainda com coautoria dos deputados Carlos Minc (PSB), Carlinhos BNH (PP), Claudio Caiado (PSD), Dionisio Lins (PP), Elika Takimoto (PT), Marcelo Dino (União), Renato Machado (PT) e Samuel Malafaia (PL).

Relacionadas