Assinante
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) realizou o sorteio da ordem das escolas de samba para o desfile do Grupo Especial de 2026. A recém-chegada na primeira divisão, Acadêmicos de Niterói, será a responsável por abrir a série de desfiles do ano que vem, no domingo.
Assim como neste ano, os desfiles do Grupo Especial ocorrerão em três dias, domingo, segunda e terça. Vale lembrar que, em 2026, o Carnaval acontece em fevereiro, com os desfiles começando no dia 15 e indo até o dia 17, com a apuração na quarta-feira de cinzas sendo no dia 18 de fevereiro.
A outra escola de Niterói no Grupo Especial, a campeã do Carnaval de 2024, Viradouro, vai ser a terceira escola a desfilar no segundo dia (segunda-feira), logo depois da atual campeã, Beija-Flor. O Salgueiro será o responsável por fechar o último dia de desfiles.
Vale destacar que, por regulamento, Acadêmicos de Niterói, por ter sido a escola que subiu da Série Ouro, Mocidade e Paraíso do Tuiuti, por terem sido as piores classificadas que não foram rebaixadas no Grupo Especial, automaticamente foram escolhidas para abrir os três dias de desfile.
Veja a ordem completa:
Domingo (15 de fevereiro)
1- Acadêmicos de Niterói
2- Imperatriz Leopoldinense
3- Portela
4- Estação Primeira de Mangueira
Segunda-feira (16 de fevereiro)
1- Mocidade Independente de Padre Miguel
2- Beija-Flor de Nilópolis
3- Unidos do Viradouro
4- Unidos da Tijuca
Terça-feira (17 de fevereiro)
1- Paraíso do Tuiuti
2- Unidos de Vila Isabel
3- Acadêmicos do Grande Rio
4- Acadêmicos do Salgueiro