Imagem Principal
A violência que nos torna reféns
A violência que nos torna reféns
Foto do autor Raymundo Nery Raymundo Nery
Por: Raymundo Nery Data da Publicação: 06 de setembro de 2024FacebookTwitterInstagram

Muito temos ouvido recorrentemente ser falado acerca do aumento expressivo para não dizer alarmante da violência que ocorre em nossa vida diária, sobretudo nas cidades.
Infelizmente os espaços urbanos acabaram se desenvolvendo de forma irregular e aonde encontramos de forma factual as diferenças entre as diversas Classes Sociais... A Sociedade humana veio se desenvolvendo de forma contínua num processo de profundas desigualdades que acabaram por levar a formação de uma Sociedade aonde expressiva parte de seus membros se encontra aquém do atendimento de suas reais necessidades de sobrevivência.

Se percebem bem, sequer falamos de Viver aqui nos reportamos a Sobreviver o que mais ainda nos denota a imensa preocupação com as condições desiguais que afetam a tantos e tantos seres humanos.

Temos sempre o hábito de nos situarmos numa sociedade democrática, no entanto, qual democracia é a que estamos a entender? Certamente que uma Sociedade que se lastrei pelos princípios universais da democracia jamais permitirá a existência de diferenças, sobretudo gritantes, atingindo de forma indelével uma imensa quantidade de indivíduos.

Represento duas instituições que são referenciais em seus segmentos centrais que são o IFEC - Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência ( afiliada oficialmente a ONU ) que procura através de Projetos, Ações e Campanhas colaborar efetivamente para a construção de uma Sociedade Democrática e Cidadã e a SOBRAHSP - Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública ( que fundada a mais de 100 anos atrás portanto secular) pelo renomado Sanitarista Carlos Chagas possui o compromisso maior de colaborar com a Educação Sanitária da população no Brasil.

Ambas as instituições possuem fortes bases nos valores maiores da Espiritualidade e da fraternidade compreendendo a importante Missão individual e coletiva das pessoas e da Sociedade no labutar em prol do Bem Comum.

Igreja Católica, Apostólica Romana em prol de atuarmos de forma efetiva e constante a favor da Vida sob todas as suas manifestações posto a mesma ser criação de nosso deus e Senhor!
Somos Humanos e assim devemos procurar exercer nossa Humanidade de forma permanente e em nossa lida no dia a dia para que possamos nos manter sensibilizados e culturalizados para esta prática se tornar parte de nossas existências e assim conseguirmos estabelecer um patamar superior para a Existência em comum.

A Violência recorrente nos torna reféns de uma Sociedade doente aonde as desigualdades tem precipitado desajustes e conflitos em imensa extensão gerando desigualdades alarmantes de oportunidades e direitos para os cidadãos e para a Vida como um todo (Seres Humanos, Fauna, Flora e Ambiente Natural).

Na verdade devemos reagir em nome da Cidadania, do direito comum de todos os eres viventes por uma Vida digna e mais segura, qualitativa e, para tanto a Educação se torna mister neste contexto para que a formação da geração atual bem como das futuras gerações seja um espelho real de nobres sentimento que nos ajudem a construir um mundo mais justo e equilibrado para todos!

Professor Doutor Raymundo Nery Stelling Júnior (Ph.D. in Science Education / USA, master in Administration - Total Quality Management / USA 0 é Presidente-Chanceler do IFEC - Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência (www.ifec.org.br) e Presidente da SOBRAHSP - Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública (www.sobrahsp.org.br).

Relacionadas