Massa de ar quente manterá calorão até o réveillon

Anderson Madeira

O verão chegou com tudo e quem não pode aproveitar uma praia – com mar caribenho – reclama das altas temperaturas, que já passam dos 45ºC, segundo os termômetros de Niterói. Há pequena possibilidade de pancadas de chuva, mas para a alegria de quem se programou para ver a queima de fogos, seja em Icaraí ou em Copacabana, não vai chover na virada do ano. Assim garante o Instituto Climatempo. Segundo meteorologistas, um bloqueio atmosférico impede a entrada de frentes frias.

Para esta quarta-feira (28) está previsto sol com algumas nuvens. A temperatura mínima prevista é de 24ºC e a máxima, de 36ºC. Não chove. Para quinta (29) também está previsto sol, com aumento de nuvens pela manhã. Possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. A mínima prevista é de 23ºC e a máxima, de 34ºC. O mesmo previsto para a sexta-feira, quando a mínima prevista é de 23ºC e a máxima, 36ºC. Pode ter pancadas de chuva à tarde e à noite. No sábado, último dia do ano, a temperatura sobe um pouco. A mínima prevista é de 24º C e a máxima, 37ºC. O sol aparece com algumas nuvens, mas não chove.

Segundo a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim, o calorão foi causado por alta pressão na atmosfera. “O sistema de alta pressão atmosférica conhecido como Asas (Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul) ganhou força sobre a Região Sudeste do Brasil e causou a diminuição da chuva em todos os estados. A ASAS vai continuar predominando no Sudeste até o fim de 2016”, explicou Pegorim.
Segundo a meteorologista, o aumento do calor foi geral do estado e está relacionado com a diminuição da chuva. “Esta situação vai predominar no decorrer da semana. Com o excesso de calor no ar, não dá para descartar completamente a ocorrência de pancadas de chuva nos próximos dias, mas não há condições para a chuva generalizada”.

A última semana do ano será marcada por sol forte e muito calor na maior parte do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 13 =