Maricá, São Gonçalo e Itaboraí recebem juntas 59.120 mil doses da vacina contra a Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro vai distribuir, ainda nessa segunda-feira (22) 759.100 doses, sendo 618.200 de CoronaVac e 10 mil de Oxford/Astrazeneca para primeira aplicação do esquema vacinal, além de 130.900 doses de CoronaVac destinadas à segunda aplicação. O lote será dividido para os 92 municípios e as cidades de São Gonçalo, Maricá e Itaboraí já divulgaram a quantidade de doses que vão receber, o total de 59.120 mil imunizantes. Já Niterói e Rio Bonito ainda não informaram esses números.

As doses estão armazenadas na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, no Barreto, na Zona Norte de Niterói. A cidade de Maricá deve receber cerca de 6.940 doses para primeira e segunda dose. A Secretaria de Saúde de São Gonçalo informou que vai receber 35.880 da primeira dose e 7.500 da segunda dose. E a pasta de Itaboraí confirmou ter recebido 8.800 doses, sendo 7.300 para a primeira dose e 1.500 para a segunda dose.

De acordo com a SES representantes das cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá vão retirar as doses por via terrestre, já para os outros 88 municípios, a distribuição será realizada a partir das 7h, por seis helicópteros, sendo um da Secretaria de Polícia Civil, dois do Corpo de Bombeiros, um do Governo do Estado e um da Secretaria de Estado de Saúde. A Subsecretaria de Vigilância em Saúde reforça, por meio de ofício enviado aos 92 municípios, a importância de os responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação, priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A subsecretaria ressalta ainda que a programação deve ser organizada de acordo com o número de doses que serão aplicadas no dia, para que o frasco multidose seja totalmente utilizado. Denúncias de irregularidades na vacinação são encaminhadas imediatamente aos órgãos de controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − seis =