Maricá realiza ‘Pré-Conferências’ sobre a saúde no município

Encontros tem por objetivo ouvir a população sobre a situação da saúde na cidade

Com o tema: “Saúde, um bem e direito de todos”, a Secretaria de Saúde de Maricá e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizarão, no dia 25 de novembro, a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Maricá. Com o objetivo de ampliar a participação da população, a secretaria promoverá nos fins de semana de outubro quatro Pré-Conferências Distritais. A primeira delas acontecerá na próxima sexta-feira (08), às 13h, com os moradores do 4º distrito (Itaipuaçu).

O distrito abrange as seguintes localidades: Morada das Águias, Rincão Mimoso, Barroco, Jardim Atlântico, Cajueiros, Itaocaia Valley e São Bento da Lagoa. As Pré-Conferências serão abertas à população e terão transmissão ao vivo pelo YouTube do CMS, através do link: https://bit.ly/conselhosaudemarica.

Serão discutidos os eixos de Atenção Primária, novo modelo de financiamento para Atenção Primária à Saúde; Vigilância em Saúde – Impacto da Pandemia no SUS; e Controle Social – participação da comunidade: direitos, deveres e corresponsabilidade do cidadão/cidadã.

Como participar

Para participar com sugestões e propostas, o interessado deverá acessar o link https://bit.ly/preconferencia4distrito que o direcionará a um formulário digital para realizar o cadastro com nome completo, CPF, bairro, cidade, telefone e e-mail. Também é preiso informar o seu seguimento (usuário do SUS, profissional de saúde, prestador de serviço, representante da sociedade civil) e ler/concordar com o Regimento da 10ª Conferência Municipal de Saúde.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Maricá, Lusmar de Moraes, destaca que a participação da sociedade com propostas e avaliações do serviço em andamento é fundamental para o aprimoramento das políticas públicas.

“Essas propostas farão parte do Plano Municipal de Saúde a ser aplicado nos anos de 2022 a 2025. Entender que o SUS é patrimônio da sociedade e defender que queremos um SUS para todos com qualidade é exercício de todo cidadão. Precisamos ocupar esse espaço e colaborar com esse bem comum”, destaca Lusmar.

Datas e locais das Pré-Conferências

08/10 – 13h às 17h – 4º Distrito (Itaipuaçu)

15/10 – 13h às 17h – 3º Distrito (Inoã)

22/10 – 13h às 17h – 2º Distrito (Ponta Negra)

05/11 – 13h às 17h – 1º Distrito (Centro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − 2 =