Maricá: População poderá opinar sobre Plano Diretor

A prefeitura de Maricá deu início na segunda-feira (26) às inscrições para o 1º Seminário Temático da Revisão do Plano Diretor da cidade. Durante toda esta semana os moradores da cidade poderão se inscrever para os seminários, que serão realizados na próxima semana, entre os dias 3 e 5 de maio.

O Plano Diretor Municipal é o documento que cria as bases para uma cidade, definindo, por exemplo, quais são os distritos residenciais, industriais e outras questões para a administração da cidade. De acordo com a prefeitura, este Plano Diretor pretende deixar a cidade mais inclusiva, sustentável e que promova a qualidade de vida, distribuindo de forma justa os custos e benefícios da urbanização.

A prefeitura afirma que a participação da população é fundamental para que o processo de revisão do Plano Diretor seja feito da forma mais democrática, justa e transparente, no qual o morador da cidade pode opinar a dar sua contribuição para os rumos da cidade. Justamento por isso, estão previstos diversos eventos abertos para que toda a sociedade possa participar e contribuir neste processo.

De acordo com o cronograma, os encontros desta semana, sempre às 14h, são: a Sustentabilidade: os Recursos Hídricos e o Saneamento Ambiental, na segunda-feira (3); o Desenvolvimento do Território e a Vulnerabilidade Social: Acesso às Infraestruturas e Serviços Públicos, na terça-feira (4); o Desenvolvimento Econômico Sustentável e o Patrimônio Natural, Histórico e Cultural, na quarta-feira (5); o Processo de Urbanização: os Padrões de Uso e Ocupação do Solo e de Moradia, na quinta-feira (6); o Macroplanejamento: a Mobilidade Urbana, a Estrutura Viária e a Integração Regional, na sexta-feira (7).

Para participar há duas opções, um por meio do aplicativo Zoom onde será possível participar com intervenções orais. Porém, a sala virtual tem uma limitação de 200 pessoas, quando atingir esse limite selecione a opção YouTube, onde será possível via bate-papo pelos comentários.

Todos os eventos online relativos à revisão do Plano Diretor de Maricá terão o seu “audiovisual” gravados e disponibilizados para amplo acesso da população. Dessa forma ao preencher o formulário o inscrito concede os direitos autorais de voz e imagem pessoal, para utilização pela Prefeitura de Maricá em seus meios de comunicação digitais. Caso não concorde, durante a realização da atividade, o participante deve desabilitar vídeo e áudio.

Marcelo Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 3 =