Maricá oferece 700 exames de mamografia durante mês de outubro

A cidade de Maricá vai oferecer 700 exames de mamografia para quem mora em Maricá durante o mês de Outubro. A iniciativa é da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, e a medida visa reduzir a espera na fila para exames, causada pela pandemia, e a prioridade é para mulheres que estão com exames em atraso. Um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) indicou que, em 2020, o número de mamografias realizadas por mulheres entre 50 e 69 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) reduziu em 45%.

A mamografia de rastreamento é indicada para mulheres entre 50 e 69 anos, após avaliação médica em sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência que verifica a necessidade ou não do procedimento. A marcação ocorre via Central de Regulação.

A pandemia da Covid-19 trouxe diversos impactos à saúde da população em todo Brasil devido ao longo período de isolamento social. Em 2020, muitas pessoas não fizeram exames de rotina. Entre eles, os de rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 20 =