Maricá inicia inscrições para matrículas nas escolas municipais

Inscrições já estão abertas e seguem até o dia 30 de novembro

Maricá iniciou hoje (9) o processo de inscrição online para matrícula dos alunos na rede municipal de ensino, chamado de Matrícula Inteligente. As inscrições devem ser feitas através do site www.marica.rj.gov.br/matriculainteligente até o dia 30 de novembro.

As vagas disponíveis são para todos os anos do Ensino Fundamental (Educação Infantil ao 9º ano) e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A inscrição é para novos alunos e os da rede que vão mudar de escola. Aqueles que optarem por permanecer na mesma unidade terão a renovação feita automaticamente.

O subsecretário de Educação, Rodrigo Moura, afirmou que será observada a demanda para saber o quantitativo de vagas disponíveis das 64 unidades da rede. Atualmente, são 27.238 alunos matriculados e a expectativa é que esse número chegue a 30 mil em 2022.

“É importante que os pais e responsáveis fiquem atentos ao prazo de inscrição e também às datas que serão enviadas por e-mail e SMS, para confirmar a matrícula em uma das três opções de escolas que estarão disponíveis. Todos os inscritos serão alocados, nenhum aluno vai ficar sem vaga”, garantiu o subsecretário.

Veja a documentação necessária para efetivação do cadastro (a mesma exigida para a matrícula):

– Certidão de nascimento ou RG do aluno;

– CPF do aluno

– Duas fotos 3X4

– Comprovante de residência;

– Histórico escolar ou declaração provisória de escolaridade;

– Carteira de vacinação (até 6 anos de idade);

– Especificação de tipo sanguíneo;

– Documento de identidade de pai, mãe ou responsável legal;

– Documento judicial de guarda do menor, quando for o caso;

– Atestado de saúde para prática esportiva;

– Atestado de restrição alimentar, se necessário;

– Número de protocolo de pré-matrícula.

Inscrições de curso para exame municipal do Ensino Fundamental

Maricá também abriu inscrições para a edição do segundo semestre de 2021 do preparatório para o Exame Municipal de Certificação de Competências do Ensino Fundamental (EMCCEF). O curso é destinado aos moradores de Maricá com idade a partir de 15 anos que são alunos da rede municipal de ensino e adultos de qualquer idade que não concluíram o ensino fundamental. A prova do Exame Municipal está marcada para o dia 12 de dezembro

Para a coordenadora geral do preparatório, Carol Souza, as aulas ajudarão os alunos a realizarem a prova.

“Esse certificado é o pontapé inicial na vida escolar e profissional. Através dele abrem-se portas de cursos profissionalizantes, que exigem o certificado no ato da matrícula, assim como a continuidade dos estudos, pois eles estarão aptos para cursar o Ensino Médio e depois a sonhada universidade”, comentou.

As aulas iniciaram ontem (08) e são ministradas on-line através da página do Facebook do Pré-ENCCEJA: https://www.facebook.com/preenccejapaulofreire.

Fotos: ( divulgação Evelen Gouvêa/Prefeitura de Maricá)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 6 =