Maricá convoca 17 aprovados em concurso para a Guarda Municipal

O concurso da Guarda Municipal de 2019, no município de Maricá, convocou 17 dos 200 aprovados. Eles participaram essa semana de uma aula inaugural para se ambientarem à corporação. Segundo o comando da Guarda, Luciano Moretti, o grupo vai passar ainda por um estágio de formação de três semanas, onde receberão instruções sobre abordagem, trânsito e comunicação não violenta, entre outros, juntamente com o início gradual do trabalho nas ruas.

O secretário de Ordem Pública e Gabinete Institucional (Seop) Júlio César Veras, destacou o papel da Guarda Municipal. “Há uma tendência nacional para os próximos anos de municipalização da segurança pública, e temos de nos preparar para isso”, afirmou o secretário.

Ele também explicou que não foi possível convocar os outros 183 o Decreto Federal n° 173/2020 determina que os estados, municípios e o Distrito Federal não podem ampliar seu quadro de pessoal, tanto da administração direta e indireta, até o dia 31 de dezembro, quando encerra sua vigência. Os 17 convocados foram chamados porque 17 guardas se aposentaram.

“A ação pretende permitir, no nosso caso, a convocação da íntegra dos concursados uma vez que há necessidade de termos todos à disposição, mas estamos confiantes”, afirmou Veras, sinalizando ainda que o concurso poderá ter prorrogada sua validade, que é de um ano e meio.

Entre os 17 novatos, cinco são mulheres. Uma delas falou do significado da presença feminina na Guarda Municipal. “É um ambiente que está deixando de ser só masculino, isso é muito importante para nós e nos anima ver outras mulheres já atuando na corporação”, observou Rebeca Alves, de 30 anos, que mora em São Gonçalo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 3 =