Maricá apresenta novos secretários

Tomaram posse nesta segunda-feira (11) os novos secretários de Turismo; Esporte e Lazer; Trânsito e Engenharia Viária; Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional e Comunicação Social de Maricá. A cerimônia, que aconteceu no Centro de Artes de Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, contou com presença do prefeito Fabiano Horta e demais autoridades.

“Toda mudança vem para gerar um movimento de quebra de inércia e de paralisias que são naturais em um processo de gestão. Ao mesmo tempo, esta gestão tem uma eficiência comprovada do ponto de vista das políticas que vem sendo aplicadas, o esporte avançou muito, o turismo construiu calendários, a segurança construiu marcos de cinturão, e a gente quer amplificar tudo isso com estes novos secretários que estão chegando”, afirmou o prefeito, ressaltando as mudanças que deverão ser implementadas na área da segurança pública.

“Vamos consolidar políticas e programas já implantados e gerar novos. Queremos movimentar a dinâmica da cidade em relação a estas pastas. Na segurança, por exemplo, há um conjunto de ações integradas com outros órgãos que extrapolam a dimensão da cidade, com a criação de um gabinete de gestão de segurança que possa integrar polícia civil, polícia militar e ministério público”, analisou o prefeito.

“A ideia é que a gente possa fazer uma integração regional em relação à segurança”, disse Fabiano Horta, ressaltando que a cidade vem implantando políticas públicas que a estão transformando em referência. “São experiências que outras cidades poderão reproduzir”, acrescentou Fabiano Horta.

Assumindo a recém-criada Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, o tenente coronel Júlio César Veras Vieira falou sobre suas metas e sobre a expertise que pretende trazer para o município. “Sabemos que Maricá só cresce, e minha meta é fazer com que este crescimento possa vir associado à segurança do cidadão”, disse.

“Queremos dialogar com as outras secretarias, não só do município, mas com todas as secretarias ligadas à segurança pública. Temos a missão de fazer inteligência e integração com outros órgãos”, destacou.

“O atual trabalho feito pela área de comunicação reverbera na cidade, no estado, e o meu desafio agora é ir além. Quero pegar este trabalho e construir um novo pacto social na cidade a partir da comunicação pública, dialogar com a população sobre o legado dos próximos 20 anos, discutir sobre a Maricá que nós queremos”, adiantou Olavo Noleto.

“Maricá tem muita coisa boa que deve ser copiada mundo a fora. Vamos fazer o bom diálogo, a boa comunicação, a boa conversa, a boa interação e a comunicação pública que a população tem direito”, disse o novo secretário de Comunicação, Olavo Noleto.

Atuando em Maricá desde 2017 no planejamento de ações de fortalecimento do Turismo, através do projeto Maricá 2030, José Alexandre Almeida falou sobre suas propostas para a pasta.

“Neste processo de trabalho e envolvimento com o setor, de reconstrução da imagem de Maricá, da promoção que a cidade precisa fazer, a partir de agora vamos tentar trazer para a secretaria uma dinâmica, fazendo com que ela possa ser um agente de desenvolvimento econômico social sustentável”, adiantou.

“Faremos isso organizando a nossa oferta turística, colocando a cidade nas prateleiras do mercado nacional e internacional, para que a gente possa retroalimentar toda a cadeia produtiva de turismo, fazendo este planejamento e envolvimento com os atores locais, empresários e população. Fazer com que as pessoas entendam realmente o que o turismo pode agregar na vida de cada um”, avaliou José Alexandre.

Na Secretaria de Esporte e Lazer, Carlos Vagner Frauches, que deixa o cargo de coordenador na Secretaria de Esporte e Lazer para assumir a pasta, contou sobre o planejamento para o próximo ano.

“O desafio é enorme. Vou tentar ampliar ainda mais o número de atendimentos às pessoas nas modalidades esportivas oferecidas em nossos núcleos e arenas”, adiantou.

“Vou fazer um processo de conscientização junto a Educação e a Saúde, para que a sociedade entenda a importância da prática regular de atividade física; trazer novos eventos e criar novos projetos em que a família esteja presente com os alunos. Já temos este planejamento para 2020, queremos ter uma cidade que respira esporte, literalmente”, completou.

Celso Almeida Netto, que entre 2017 e 2019 comandou a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Maricá, com implantação dos projetos Antena Digital de Rádio (possibilitou a comunicação via rádio pelas forças de segurança), Módulos de Segurança nas entradas da cidade e o Proeis motorizado que foi o primeiro no Estado do Rio, agora assume como secretário de Trânsito e Engenharia Viária. “Nós já fazíamos a parte da engenharia viária, da sinalização, porém, no perímetro urbano, concluímos o que deveria ser feito. Já demos um padrão para a cidade, que se adapta em qualquer região”, analisou.

“O desafio agora é cuidar dos acessos, quando vem o verão sabemos que a população na cidade adensa muito, então a alternativa é criar acessos novos, com novos projetos de engenharia viária e novas estruturas, que a cidade ainda não conhece. Vamos projetar a cidade para o futuro e para empreendimentos maiores, desenvolver ligações com outros municípios que tenham qualidade, fluidez e segurança viária. Nosso objetivo, no trânsito, é cuidar das pessoas e poupar vidas”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *