Manutenção preventiva pode reduzir riscos de acidentes

Raquel Morais –

Conferir o nível do óleo e da água dos automóveis. Testar a parte elétrica como setas e faróis. Essas são três tarefas básicas que os motoristas deveriam fazer pelo menos uma vez por mês antes de começar a dirigir. A manutenção preventiva dos veículos pode reduzir riscos de acidentes de trânsito e deve se tornar um hábito.

O nível de óleo pode ser conferido através de uma vareta que mostra a quantidade máxima e mínima do fluído. E o reservatório de água também possui essa marcação. A parte elétrica também é algo que pode ser conferida rotineiramente, na oficina ou até mesmo em casa. “Prefiro testar as luzes à noite, ligo o carro e peço para minha esposa ver se a seta da direita, da esquerda, luz de freio e alerta estão funcionando normalmente.

As luzes do farol também confiro à noite. Às vezes uma seta está queimada e eu vou na loja de autopeças, compro e troco. Uma lâmpada pequena custa menos de três reais”, comentou o técnico em logística Ricardo Moraes, de 32 anos, morador do Ingá.

Para quem prefere fazer esses testes simples em uma oficina, o gerente da Nikiti Auto Center, Cláudio Roberto, recomenda uma revisão a cada seis meses. “Água e óleo podem ser conferidos todo mês. Sempre tem que ficar de olho nessas questões. Um carro sem a quantidade de óleo necessário pode ‘trancar’ o motor, o que significa quebrar”, explicou. Um litro de óleo custa de R$ 15 a R$ 80 dependendo da marca e do tipo, se é mineral ou sintético. “Algumas vezes as pessoas querem economizar justamente nesse item, que é algo barato e que pode dar um prejuízo de mais de um mil reais”, completou.

Segundo Portal do Trânsito, o engenheiro mecânico e consultor automotivo, Marcus Romaro, também apontou a importância da manutenção preventiva veicular. “Se houver falha de algum componente durante a rodagem comum, isto é, ligar e sair dirigindo normalmente, em praticamente 100% dos casos é devido à falta de manutenção preventiva e adequada”, pontuou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =