Mais vagas nas ruas animam comerciantes e consumidores nas compras de Natal

Pensando no crescimento da demanda devido às festas de fim de ano, época em que as pessoas recebem o 13º salário e vão às compras natalinas, a Prefeitura de Niterói inicia neste sábado, no Centro e em Icaraí, na Zona Sul, uma operação que visa criar novas vagas de estacionamento rotativo. O objetivo é facilitar o acesso dos consumidores às lojas. Serão disponibilizadas aproximadamente 370 novas vagas. O horário permitido para o estacionamento será o mesmo do rotativo diário: de 7h às 19 horas, de segunda a sábado. O valor cobrado também será mantido: R$ 3,50 por até duas horas.

A necessidade de um maior número de vagas públicas é apontada pelo contador Aurélio de Jesus, de 65 anos, que precisou deixar o carro em casa, em Santa Rosa, para ir ao Barcas Shopping, no Centro, que nesta sexta-feira viu o seu movimento de consumidores crescer 42%, segundo comerciantes.

“Eu aproveitei o Black Friday e vim garimpar algumas promoções interessantes para presentear os meus colegas e funcionários do escritório. Poderia comprar mais se eu viesse de carro, mas está impossível encontrar uma vaga na rua. Agora vai melhorar bastante, espero que atenda a demanda”, comentou o contador.

“Eu vi o movimento aqui crescer cerca de 40% por causa da Black Friday, mas acredito que com a chegada do Natal isso só deve aumentar, realmente quanto mais vagas disponíveis nas ruas, além dos estacionamentos privados que são caríssimos, irá refletir em lucro para o comércio de Niterói, já tão sofrido este ano”, comentou Ademir Alves Barbosa, dono de uma loja de bijuteria no centro comercial. A preocupação de empresário é registrada em números divulgados pelo Detran. A cidade tem 290.642 veículos emplacados.

No Centro, as vagas serão disponibilizadas nas ruas São João (lado direito do fluxo, trecho entre a Visconde de Sepetiba e a Visconde de Itaboraí); Coronel Gomes Machado, (lado direito do fluxo, entre a Visconde de Sepetiba e a Marquês de Olinda); da Conceição (lado esquerdo do fluxo, entre Luís Leopoldo Fernandes Pinheiro e Visconde de Sepetiba); Aurelino Leal (lado esquerdo do fluxo, entre Alberto Vítor e Dr. Bormann); Manoel de Abreu (lado esquerdo do fluxo); Visconde de Sepetiba (lado esquerdo do fluxo, entre a São Pedro e a Marechal Deodoro); Barão do Amazonas (lado direito do fluxo, entre a Marquês de Caxias e a São João); Barão do Amazonas (lado esquerdo do fluxo, entre a São João e a Avenida Amaral Peixoto); e Visconde de Itaboraí (lado direito do fluxo, entre a São João e Doutor Fróes da Cruz).

Em Icaraí, os locais permitidos são: Rua Álvares de Azevedo (lado esquerdo do fluxo, entre a Tavares de Macedo e a Avenida Roberto Silveira); General Pereira da Silva (lado esquerdo do fluxo, entre a Roberto Silveira e a Gavião Peixoto); Lopes Trovão (lado direito do fluxo, entre a Coronel Moreira César e Tavares de Macedo); Lopes Trovão (lado esquerdo do fluxo, entre a Mem de Sá e a Roberto Silveira); Comendador Queirós (lado direito do fluxo); Moreira César (lado direito do fluxo, entre Álvares de Azevedo e Mariz e Barros).

Para o Sindilojas Niterói, a medida irá beneficiar o comércio local, principalmente depois de um ano de baixa nas vendas.

“É uma excelente notícia, porque será de grande importância para ao comércio em geral, principalmente para o lojista de rua, pois aumenta as chances de vendas neste final de ano. Trata-se de uma vitória do Sindilojas, pois solicitamos e a prefeitura atendeu a antecipação, de dezembro para novembro, desse sistema especial de estacionamento, justamente pelo seu efeito benéfico, que é de importância estratégica para todos, mas que haverá de oxigenar, em especial, os lojistas do Centro de cidade”, disse o Sindicato dos lojistas da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *