Mais uma rua de Imbetiba ganha ciclovia

Desde ontem a faixa de estacionamento da Rua Teixeira de Gouveia, trecho entre a Praça Washington Luiz e a Igreja Nossa Senhora de Fátima, foi transformada em ciclofaixa. Será um quilômetro reservado aos ciclistas. O novo trecho será integrado ao circuito de ciclofaixa do bairro Imbetiba, que começa na Avenida Papa João XXIII. Agentes da Mobilidade Urbana estarão no local orientando e esclarecendo os condutores, que passarão a usar as vias adjacentes para estacionamento.

“O incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte funcional na cidade é uma das marcas desta gestão. E queremos avançar, procurando criar meios para harmonizar a convivência nas vias entre os veículos e os pedestres e fazer com que o trânsito se torne mais seguro para todos”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes.

A Lei 12.587/12 atribui aos municípios a implantação de políticas que contribuam para uma mobilidade sustentável. Entre elas, o estímulo à utilização do transporte não motorizado. No entanto, além do que é determinado em lei, a prefeitura elaborou o Sistema Cicloviário de Macaé, que é parte importante do Plano de Mobilidade Urbana. Este planejamento já teve grande avanço no ano passado e continua em 2017.

O Sistema Cicloviário de Macaé propõe a implantação de uma rede com 15 rotas cicláveis que somam 73 quilômetros no total, entre rotas funcionais (para trabalho), de lazer (rotas turísticas) e de serviço (para circulação em áreas específicas para comércio, por exemplo). Estas rotas estão previstas para ligar Macaé desde a zona norte até a zona sul.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, o projeto de Educação no Trânsito, no local, será importante para instruir os motoristas a estacionarem nas ruas adjacentes, respeitando os ciclistas que passam a ter prioridade nesta ciclofaixa da Rua Teixeira de Gouveia.
O trecho receberá sinalização vertical sobre a nova prática, bem como horizontal, com pintura da via.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + cinco =