Mais um passo na restauração do Cinema Icaraí

A de restauração do saudoso Cinema Icaraí está progredindo e avançou mais uma etapa. A Secretaria Municipal das Culturas de Niterói (SMC) confirmou que está sendo feito o projeto técnico que engloba recomendações do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e do Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (Depac). Outra estratégia cultural em Niterói é o Plano de Ações Emergenciais – Cultura é um Direito, com inscrições abertas previstas para as próximas semanas.

O secretário municipal das Culturas de Niterói, Leonardo Giordano, explicou que a revitalização do Cinema Icaraí está avançando. E atualmente está na fase de definição de um projeto técnico.

“A ideia é ter o projeto técnico para seguir adiante com o restauro que tem uma fase sendo feita pelo Inepac e outra pelo Depac. Serão feitas recomendações desses dois e juntando esses documentos teremos o projeto técnico”, contou.


Questionado sobre os prazos, Giordano não quis ‘bater o martelo’.

“Não tem como prever o prazo, mas a ideia é que, em breve, tenhamos esse projeto executivo. Esse equipamento cultural é muito importante para a cidade pois tem referências da art déco, além de ter sido o primeiro cinematógrafo da cidade. O cinema será uma grande conquista para Niterói”, frisou.

Nas próximas semanas, quatro novos editais serão lançados, com destino de R$ 1,1 milhão ao setor cultural, para 598 projetos. A ação faz parte do Plano de Ações Emergenciais – Cultura é um Direito, lançado no início do mês pela Prefeitura de Niterói.

“As inscrições para as chamadas públicas serão abertas nas próximas semanas. Isso é para movimentar a cultura para as pessoas conseguirem pôr em prática os seus projetos culturais”, resumiu.


O Cinema Icaraí é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e contará com sala de espetáculos com 300 lugares, cinema, duas salas de projeção, além de abrigar a sede da Orquestra Sinfônica da UFF. O projeto contará também com salas de ensaio e quatro restaurantes (um no térreo e três no novo terraço do prédio). Além disso a fachada será revitalizada além de pisos, paredes e a tradicional escada.

O Cinema é da Universidade Federal Fluminense (UFF) mas foi cedido, através de um Termo de Cessão de Uso, para a Prefeitura de Niterói. O espaço será gerido pela prefeitura para fins exclusivamente culturais com tempo de cessão de 40 anos. O Inepac foi questionado sobre o assunto, mas não se manifestou até o fechamento desta matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 2 =