Mais segurança nas escolas

Cerca de 21 mil alunos da Rede Municipal de Rio das Ostras retornaram às aulas no início deste mês. Para garantir a tranquilidade dos estudantes – e dos pais – , a Secretaria de Segurança Pública retomou o projeto de Ronda Escolar das 45 unidades de ensino.

Na tarde da última terça-feira (14), o secretário de Segurança Pública, tenente-coronel Eduardo; a secretária de Educação, Maria Lina Paixão; e diretores de todas as unidades de ensino da Rede Municipal se reuniram na sede da Secretaria de Educação para debater a segurança nas escolas e o funcionamento da Ronda Escolar. Também participaram da reunião representantes do Conselho Tutelar do Município.

Durante o encontro foram ouvidas as demandas dos diretores e debatidas medidas preventivas para a segurança dos alunos, como exigência do uniforme para entrar nas unidades de ensino, manutenção dos portões fechados, estímulo da saída dos estudantes em grupo e proibição da presença de pessoas estranhas nas unidades de ensino.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, 78 guardas municipais atuam hoje na segurança nas unidades de ensino. “Nosso foco é nas escolas. Queremos assegurar a tranquilidade e afastar nossas crianças da criminalidade. Para realizar este trabalho, contamos com o apoio de viaturas e motos da Corporação e da Polícia Militar”, afirmou o coronel.

“Nossa intenção é trabalhar em parceria com outras secretarias, em uma gestão democrática. Estamos satisfeitos com a cooperação com a área de Segurança. Só temos a agradecer por este encontro”, declarou a secretaria municipal de Educação, Maria Lina Paixão.

Para Itatiana Florindo, diretora da Escola Municipal José Luiz de Lemos, em Jardim Marilea, a reunião foi positiva. “As informações passadas com certeza irão nos ajudar a orientar nossos alunos. Este canal de comunicação com a Guarda Municipal e seus gestores é fundamental para a segurança de todos nas unidades escolares”, afirmou.

Travessia Escolar
A Guarda Municipal também irá atuar na travessia escolar, sempre em três turnos. No encontro, os diretores das unidades de ensino foram informados sobre os horários destas travessias e puderam tirar dúvidas.

Além de ajudar a atravessar os estudantes na entrada e saída das escolas, os guardas municipais também orientam os pais a respeitar as normas de trânsito, conforme prevê o Código Nacional de Trânsito (Contran), visando reduzir os tradicionais engarrafamentos que acontecem nas proximidades das escolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *