Mais policiais em Niterói

Augusto Aguiar –

A partir das primeiras horas da manhã desta quarta-feira (16) Niterói terá nas ruas mais 65 policiais militares que reforçarão o patrulhamento em pontos estratégicos da cidade. O número corresponde a mais de 40% do atual efetivo em ação na rotina de combate à criminalidade nas ruas, que é de 150 militares em média por dia, sem a totalização com os agentes de serviço no Proeis e Programa Niterói Presente. O 12º BPM foi uma das unidades beneficiadas com o retorno do Regime Adicional de Serviço (RAS), no qual serão empregados 1.300 policiais militares diariamente em batalhões de todo estado, nos sete Comandos de Policiamento de Área, no Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), no Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e em Unidades da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP).

Esse efetivo será acrescido ao contingente utilizado na rotina de patrulhamento, o que resulta em aumento da ostensividade das ações de policiamento preventivo. A quantidade de policiais por batalhão foi estabelecida a partir da relação entre seu efetivo atual e a incidência criminal na área. O subcomandante do 12º BPM, tenente-coronel Fábio Marçal, explicou que essa relação para a cidade de Niterói seria de acréscimo de 40% a mais de policiais no patrulhamento das ruas. Os turnos de trabalho serão de oito horas, entre as 6h e 22 horas, com a escala obedecendo o prazo regulamentado de descanso entre um serviço e outro. Segundo o governo do estado, a medida também vai adicionar mais 200 policiais civis, com utilização de recursos estimados em R$ 8 milhões. O programa RAS havia sofrido com os reflexos da crise econômica do estado nos últimos dois anos e chegou a ser paralisado. O regime prevê o pagamento aos servidores que trabalham em seus dias de folga.

Ainda segundo o subcomandante do 12º BPM, atualmente a unidade dispõe de efetivo de 950 homens, sendo que obedecendo as rotinas de folgas, trabalho interno, licenças, férias etc, o batalhão passa a dispor de 650 homens na ativa. A cidade passa a ter um ganho ainda maior na vigilância das ruas, se computados a presença de agentes do Proeis – Programa Estadual de Integração de Segurança – em média 120 militares, e do Niterói Presente, que atua diariamente em Icaraí com 150 agentes, no Centro, com mais 150, e em Santa Rosa e Jardim Icaraí, 50. A partir do próximo dia 21 mais agentes serão designados para atuarem, dessa vez atendendo a demanda na Zona Norte, guarnecendo, num primeiro momento, o corredor viário da Alameda São Boaventura e ruas adjacentes. Até a tarde de ontem o contingente ainda não havia sido definido. Na mesma frente de batalha para aumentar a sensação de segurança na cidade também está a Guarda Municipal, que intensifica vigilância com média de 400 agentes nas ruas e na Patrulha Escolar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *