Mais facilidade na compra da casa própria

Raquel Morais –

Quem está em busca da casa própria terá mais uma facilidade. A Caixa Econômica Federal anunciou ontem a redução de até 1 ponto percentual nas taxas de juros para os financiamentos imobiliários. A queda do índice é referente aos recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE), e agora está em 7,5%. Antes, o índice estava em 8,5% e já chegou aos 9,75%. A redução foi comemorada por empresários do setor imobiliário.

A queda é válida para crédito com saldo devedor atualizado pela Taxa Referencial (TR) no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). O SFH é voltado para os financiamentos de imóveis de menor valor e tem parte das unidades financiadas com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O SFI é destinado a imóveis mais caros, sem cobertura do FGTS.

O diretor-geral da Inova Imobiliária, Bruno Albertassi, explicou que essa é uma nova possibilidade para clientes terem redução no valor da parcela. “Automaticamente, essa parcela caindo expande o crédito para rendas até mesmo da classe média, para quem ganha até R$ 4 mil. Também abre concorrência com bancos privados, que trabalham com juros menores. Essa redução fica valendo por contrato, que é fixo a partir da assinatura, o que dá uma garantia para o contratante. Essa foi uma boa notícia e vai ajudar o mercado imobiliário”, explicou.

Em junho a Caixa já tinha reduzido em até 1,25 ponto percentual as taxas de juros para financiamentos pelo SBPE. Mais de 114 mil clientes já regularizaram dívidas, o que correspondeu a mais de R$ 10,1 bilhões de créditos renegociados. Em agosto, a Caixa também anunciou a criação de linha de financiamento imobiliário com saldo corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Nesse financiamento, a taxa mínima é o IPCA mais 2,95% ao ano e a máxima, o IPCA mais 4,95% ao ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *