Mais de quatro mil cartões de estacionamento de idosos emitidos

Wellington Serrano –

O serviço de emissão do cartão de estacionamento de idoso pela Secretaria Municipal do Idoso já atendeu cerca de 4 mil pessoas em menos de um ano, segundo a Prefeitura. De acordo com o secretário Beto Saad, Niterói é privilegiada em estar se fazendo cumprir esse tipo de atendimento, que foi determinado pelo prefeito Rodrigo Neves e em parceria com a Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans).

“Temos cerca de 100 mil pessoas da terceira idade o que representa 18,8% de idosos na cidade. Dar garantia aos direitos dos idosos é tudo que se deve fazer. Em apenas um ano desde sua inauguração só o Quiosque do Idoso no Niterói Shopping, fez essa quantidade de atendimentos dos cartões de estacionamento emitidos, fora os que foram solicitados nas ações sociais em que realizamos”, declarou Saad.

O diretor do Conselho Municipal do Idoso, Marcos Fioravanti ressaltou a importância dessa conquista. “Temos que continuar com esse cuidado com o nosso idoso”, disse.

No entanto, a dona de casa Maria Oliveira, de 67 anos, disse que ainda tem muita coisa para se fazer no sentido de que respeitem as vagas. “A maioria delas é usada permanentemente por pessoas que trabalham com vendas os representantes comerciais, entre outros. Um trabalho educativo sobre isso é importante”, lamentou.

Até o fechamento da edição a NitTrans não informou quantas vagas públicas em Niterói estão voltadas para idosos. O cartão também permite que os beneficiários estacionem nas vagas prioritárias em espaços privados, mas com o pagamento feito de acordo com as regras do local.

Desde 2009 a Prefeitura de Niterói regulamenta a reserva de 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados da cidade para os veículos utilizados por pessoas idosas, em conformidade com o Estatuto do Idoso e a Resolução 303 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Segundo o órgão, o estacionamento dos veículos utilizados pelos idosos – pessoas com 60 anos de idade comprovados por Carteira de Identidade ou outro documento equivalente – será permitido nas vagas devidamente sinalizadas em vias e logradouros públicos da cidade e estabelecimentos privados. O objetivo é assegurar aos idosos mais qualidade de vida e o acesso aos bens e serviços coletivos em todo o município.

O cartão CEI será fornecido somente a pessoas residentes em Niterói, podendo ser requerido a partir da data da publicação do Decreto N°10.635. Para ter direito documento o interessado deverá preencher um formulário específico, anexar cópia da Carteira de Identidade ou documento equivalente do idoso e do representante legal (pais, tutores, filhos, curadores e procuradores), bem como o instrumento de representação legal, carteira de motorista, CPF e cópia do comprovante de residência. Os documentos originais deverão ser apresentados no ato da entrega do requerimento. A NitTrans é o órgão responsável pela emissão das autorizações e dos cartões CEI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 18 =