Mais de 80% dos acidentes na BR-101 envolvem motociclistas

Raquel Morais –

O Dia do Motociclista foi comemorado nesta sexta-feira e na BR-101 uma ação de conscientização realizada pela concessionária Arteris Fluminense orientou motociclistas sobre a importância dos itens de proteção para evitar acidentes. No primeiro semestre foram 258 acidentes com motociclistas na rodovia. Os números foram computados no trecho entre Niterói e Espírito Santo e, segundo o levantamento da concessionária, 71% dos acidentes ocorreram por motivo de colisão contra outros veículos e 29% em decorrência de quedas.

A ação aconteceu em São Gonçalo, na Base Operacional da empresa, no km 318. Os motociclistas precisaram apenas preencher um questionário, as motos passaram por uma pequena vistoria e as que não tinham antena anticerol ganharam o equipamento de segurança. Além disso, os técnicos da concessionária fizeram limpeza dos capacetes e das viseiras enquanto os motociclistas realizavam exames básicos de saúde, como aferição de pressão arterial, medição de IMC (Índice de Massa Corpórea), peso e altura.

“A campanha é muito bem aceita pelos motociclistas e é preciso justamente uma mudança de comportamento para eles entenderem a importância da segurança em duas rodas”, contou Ramon Bezerra, coordenador de operações da Arteris.

O policial rodoviário federal Cristiano Moraes explicou que dos acidentes que acontecem na BR-101, no mesmo trecho, de 80% a 90% envolvem motociclistas. “A moto tem poder de driblar o congestionamento e tem possibilidade de dar celeridade na mobilidade. O tráfego no corredor está gerando muito problema e eles abusam na velocidade. Tem que ter cuidado de guardar distância lateral e se conscientizar”, ponderou. O desenvolvedor de sistemas, Giovani Pires de 37 anos, participou da campanha pela primeira vez. “Eu aprovei essa ação tomo os cuidados para ter uma boa direção. Já tinha instalado a antena na minha moto e tomo as precauções necessárias para garantir a segurança da minha direção”, frisou.

Acidente na Avenida do Contorno
Dois carros e uma moto se envolveram em um acidente nesta sexta-feira e um dos carros foi parar dentro do canal do Rio Maruí, que passa pela Avenida do Contorno, na altura do bairro Barreto, em Niterói. Três pessoas ficaram feridas neste acidente.

De acordo com testemunhas, tudo começou quando o pneu da moto furou, fazendo o motociclista perder o controle e atingir um carro que vinha logo ao lado. Outro automóvel que vinha atrás tentou desviar do rapaz que estava no chão, acabou perdendo o controle e caiu no canal.

Os dois ocupantes do carro precisaram ser atendidos e foram encaminhados para o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca. Quem também ficou ferido foi o motociclista, mas ele foi liberado após os primeiros socorros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =