Maior eclipse do século atrai milhares de olhares

Pedro Conforte –

Na noite da última sexta-feira (27), milhares de olhos ficaram voltados para o céu por conta do maior eclipse lunar já registrado neste século. Em Niterói centenas de pessoas se reuniram na Praia de Icaraí para ver, porém ficaram frustrados com a pouca visibilidade. Apenas quem estava na Praia de São Francisco ou subiu o Parque da Cidade conseguiu contemplar a ‘Lua de Sangue’. Este tipo de fenômeno ocorre quando o sol, a Terra e a lua ficam alinhados nesta ordem e o planeta faz sombra sobre a última, diminuindo ou até mesmo impedindo a iluminação do corpo.

“É uma visão muito linda. Muita gente se reuniu para ver, até para chegar aqui [Praia de São Francisco] foi complicado, o trânsito estava muito intenso. Ainda bem que sai mais cedo e cheguei aqui com alguns minutos de antecedência”, contou Amanda de Oliveira, de 24 anos.

Muitas vias da Zona Sul de Niterói ficaram lotadas, entre curiosos que tentavam um local para ver a lua e pessoas que voltavam do trabalho. Outro local que foi tomado por observadores o Parque da Cidade que, nesta sexta, por conta do evento lunar, ficou aberto até mais tarde. Além disso, terraços de prédios também ficaram lotados. Pelas redes sociais dezenas de pessoas mostravam os registros da lua. “Lindo demais, pena que foi rápido, mas valeu esperar para ter esse espetáculo”, comentou uma internauta.

A razão das cores avermelhadas na lua é a atmosfera terrestre. “O vermelho depende da quantidade de poluição suspensa na atmosfera, que pode ser partícula de pó lançada por vulcões. Quando atividade vulcânica aumenta, ela fica mais vermelha. Quando isso não acontece, ela continua no tom mais alaranjado”, explicou o tecnologista da Agência Espacial Brasileira, Ademir Xavier.

Além da lua, no eclipse lunar desta sexta o planeta Marte também ganhou visibilidade e, com instrumentos de observação, teve quem conseguiu ver outros planetas, como Vênus, Júpiter e Saturno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =