Macaé na guerra contra o mosquito

A Prefeitura de Macaé prossegue com ações de combate ao Aedes aegypti e ao Culex (pernilongo) em todo o município. Essa semana, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, se dividem em atividades de controle e prevenção na sede do município e na região serrana. Com a chegada do verão, com temperaturas mais elevadas e chuvas frequentes, que favorecem a proliferação de mosquitos, é necessário redobrar a atenção. As ações vão até sexta-feira (23).

Na serra macaense, o combate ao mosquito transmissor da dengue, do chikungunya e do zika vírus, acontece no distrito de Córrego do Ouro, das 8h às 16h. Um supervisor e oito agentes de combate a endemias trabalham nas visitas domiciliares, orientações aos moradores e aplicação de larvicida.

Os moradores devem ficar atentos aos locais com água parada e a orientação é manter as caixas d’água, entre outros depósitos, devidamente fechados. Quem tem animais domésticos não pode esquecer ainda de lavar diariamente os recipientes de água. Pequenos cuidados como esse impedem o surgimento das larvas do mosquito.

“O combate ao Aedes é diário, as ações não param durante todo o ano. Para isso, a prefeitura realiza semanalmente um cronograma de atividades nesse sentido. Orientamos a população sobre os cuidados básicos que devem ser mantidos sempre, além da aplicação de larvicidas pelas equipes do CCZ. Nessa época em que as pessoas costumam viajar, é bom lembrar que o mosquito não tira férias. Antes de ir viajar e na volta, a população deve tomar os cuidados necessários, realizando a vistoria em suas residências. Nesse período de chuvas e calor, o Aedes encontra uma situação propícia para proliferar, por isso é preciso redobrar os cuidados”, orienta o coordenador geral do CCZ, Flávio Paschoal.

Combate ao Culex
O Plano de Ação de Controle de Vetor é realizado na sede do município, com técnica de conchadas para levantamento de índice de infestação do Culex nos canais da cidade. As ações terminam amanhã, sempre a partir das 8h. O Canal da Virgem Santa e Canal do Horto receberam as ações de combate ao pernilongo na última segunda. Ontem, as atividades se concentraram no Canal da Aroeira e, hoje, no Canal do Capote e no Canal do Bairro da Glória. Amanhã, os agentes atuarão no Canal Macaé Campos I, com aplicação de larvicida e utilização de bomba costal. Durante os trabalhos, também são verificados possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 7 =