Luzes e enfeites de Natal tomam as ruas

Pedro Conforte –

“Nem sou católico, mas esses enfeites realmente são muito bonitos e trazem alegria e paz para quem passa pela rua”, disse Arthur de Oliveira sobre os ornamentos natalinos que tomam a fachada de um prédio na esquina das ruas Mem de Sá e Presidente Backer, em Icaraí. Em meio à crise que o país passa, ainda há quem gaste um pouco do dinheiro decorando a fachada – seja de casas ou de prédios – para transmitir o espírito natalino.

Faltando menos de duas semanas para o Natal, muitas casas por Niterói já estão enfeitadas para as comemorações de final de ano, seja um pisca-pisca discreto na janela ou ornamentações mais luxuosas, com enfeites em tamanho real. Uma pesquisa norte-americana mostra que enfeitar a fachada da casa ajuda a socialização. Um vizinho pode encarar os enfeites como sinal de que a pessoa é amigável e aberta à conversa. Apesar disso, quem mais se diverte com as luzes e os enfeites são as crianças.

“Passo com meu filho pela [Rua] Mem de Sá todos os dias pela manhã e ele sempre para e aponta para o Papai Noel no avião. Acredito que realmente tenha custado bastante colocar esses enfeites todos, mas mesmo assim, colocaram. Estão de parabéns, porque se para o meu filho traz essa alegria, imagina para quantas crianças?”, questionou Raul Elias, de 34 anos.

Eloisa Rabello, de 26 anos, vai passar pela primeira vez o Natal na casa que comprou. Para ela, o enfeite tem um tom ainda mais especial por ser o primeiro da residência. “Me casei e fomos para nosso apartamento tem três meses. Pode não ser muito, porque a crise chegou para todos, mas é uma época bonita e eu sempre via as pessoas colocando nas casas e tinha o sonho de colocar na minha. Este ano foi só a árvore e um pisca-pisca na janela, mas ano que vem tenho certeza que mais enfeites irão ocupar minha casa”, comentou Eloisa.

Enfeites sobretaxados
Existem ornamentos para todos os preços neste período de Natal, mas uma coisa é certa: a cada ano eles estão mais caros. De acordo com levantamento da BDO, empresa do setor de auditoria e consultoria, os enfeites natalinos tem uma carga tributária de 47,25% e eles nem estão no topo da lista. O tributo pode variar entre de 18% a mais de 64,25%, nos artigos de final de ano.

No topo da lista de produtos com impostos estão os fogos de artifício (64,25%), seguidos pelo espumantes e champanhes (57,90%). Os enfeites vem em terceiro lugar, com os mesmos valores embutidos que os presépios, árvores de Natal e os pisca-piscas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =