Lojas de departamento viram alvos de quadrilhas

Augusto Aguiar –

Na noite de quinta-feira (14), quase simultaneamente, policiais militares dos batalhões de São Gonçalo e Niterói tiveram muito trabalho para reprimir e neutralizar a ação de quadrilhas, vindas do Rio, que estão atuando nas duas cidades. Prisões efetuadas nessas e outras ocorrências comprovam que bandidos vindos das zonas Norte e Oeste do Rio estariam por trás da preocupação das autoridades da área de segurança. Em comum nos ataques das quadrilhas está o alvo principal dos marginais: as lojas de departamentos, sobretudo a Americanas. Informes policiais alertaram que outras duas filiais do estabelecimento teriam sido roubadas, uma delas no bairro de Vila Isabel.

Por volta das 20 horas de quinta-feira, bandidos armados, vindos dos bairros de Vila Kennedy, na Zona Oeste, e Penha, Zona Norte do Rio, renderam clientes e funcionários das Lojas Americanas da filial no Centro de São Gonçalo. A PM foi acionada e os bandidos chegaram a manter várias vítimas como reféns, antes de se renderem. Foram presos Lucas Peixoto Vieira, de 19 anos (anotação criminal por receptação e mandado de prisão por roubo); Michel Pereira Barbosa, de 28 anos (cinco mandados de prisão pendentes por roubo); Thiago de Andrade Pereira, de 26 anos e Charles Soares dos Santos Pereira, de 21 anos, (anotações por roubo e receptação). A polícia apreendeu um revólver calibre 38 municiado e recuperou 39 aparelhos celulares, nove tablets e R$ 1.026 em dinheiro. O comentário entre as pessoas da região é de que a loja já havia sido alvo de assaltos pelo menos outros cinco vezes nos últimos meses.

“O porteiro do prédio ao lado também foi feito refém. Está loja foi assaltada cinco vezes este ano. A loja fica em frente a Igreja Matriz”, informou uma postagem nas redes sociais.

Quase no mesmo horário, outra quadrilha, ou parte do bando que atacou em São Gonçalo, também atacou outra filial das Lojas Americanas, dessa vez em na Avenida Central, em Itaipu, na Região Oceânica de Niterói. Mais uma vez a PM foi acionada e localizou a quadrilha em fuga na área do Cantagalo, dando início a perseguição e troca de tiros, que se estendeu até o bairro de Maria Paula, onde os bandidos fugiram e se esconderam numa área de mata. O local foi cercado e até a fim da manhã de sexta-feira os marginais não haviam sido localizados. O veículo usado pelos bandidos, modelo Nissan, de cor branca, foi abandonado e a polícia conseguiu recuperar diversos aparelhos celulares que haviam sido roubados. A PM ainda apreendeu o carregador de uma pistola calibre 40. Policiais informaram que a mesma filial das Lojas Americanas, a exemplo de São Gonçalo, já havia sido alvo de assaltos várias vezes somente esse ano.

Outra filial das Lojas Americanas, situada no Shopping Boulevard, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, foi assaltada na tarde de quinta-feira. Segundo o comando do 6º BPM (Tijuca), equipes da unidade foram acionadas para verificar uma tentativa de roubo a um estabelecimento no centro comercial, por volta do meio-dia. Chegando ao local, os policiais constataram o roubo de 34 telefones celulares da loja de departamentos. A ocorrência foi conduzida para 20ª DP (Vila Isabel).

Sequência de roubos – Espalhados por várias delegacias do Rio e da Região Metropolitana estão dezenas de registros de ocorrências relacionados à intrigante sequência de roubos as filiais da mesma loja. Na terça-feira mais filiais foram roubadas em pontos diferentes do Rio, totalizando dezenas de assaltos. Numa das ocorrências, em Itaguaí, na Baixada Fluminense, que resultou em perseguição e troca de tiros, pelo menos quatro bandidos foram baleados e um deles morreu. Outro roubo à filial da cadeia de lojas ocorreu na Avenida das Américas, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, com mais três presos. Um veículo foi recuperado e uma arma apreendida e produtos recuperados. Os bandidos presos eram oriundos da comunidade do Tuiuti, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio.

No dia 24 de maio, policiais do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Itacoatiara prenderam mais três acusados de assaltos a mesma cadeia de lojas, essas situadas em Niterói. Na ocasião uma filial das Lojas Americanas havia sido roubada na Avenida Ewerton Xavier, em Itaipu. Os PMs apreenderam uma arma e recuperaram aparelhos de telefone celular, eletrônicos e dinheiro, após uma perseguição e cerco montado em Várzea das Moças. O trio, que estava num Corsa Classic, também era oriundo da comunidade do Tuiuti. Um revólver, que estava registrado em nome de um magistrado, foi recuperado pelos policiais.

A polícia também apurou outros indícios que os mesmos bandidos teriam roubado outra filial da loja, na Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, na Zona Sul, no dia 26 de abril. No dia 14 de maio policiais militares UPP/Barreira do Vasco/Tuiuti conseguiram recuperar vários produtos que haviam sido roubados no mesmo dia nas Lojas Americanas, filial Largo da Batalha, na Região de Pendotiba. Na ocasião, os bandidos conseguiram fugir. Procurada, a direção das Lojas Americanas informou que está contribuindo com as autoridades para elucidação dos casos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *