Livro reúne imagens, caricaturas e histórias de J.Ozon

A história do caricaturista e editor J.Ozon está sendo retratada no livro “ J.Ozon. Editor e Caricaturista” lançado pela Gala Edições. O livro, de autoria do historiador Luciano Magno é baseado em ampla pesquisa histórica e iconográfica, traz e resgata, em suas 320 páginas em papel couché, quase 600 imagens, e em seus quase 30 capítulos, a trajetória desse artista na imprensa, como caricaturista, e seu papel como editor ao lançar obras de escritores tão importantes como Jorge Amado, David Nasser, Nelson Rodrigues, Orestes Barbosa, entre centenas de outros.

J. Ozon Rodrigues (1915-1971), importante editor e caricaturista de tendência modernista, tem sua trajetória agora finalmente resgatada. Nascido no Rio de Janeiro, de família de origem espanhola, o artista publicou caricaturas em influentes jornais dos anos 1930 e 1940 (A Palavra, Diário de Notícias, Diário Carioca e O Radical), e em diversas revistas e livros, na década de 1950 e 1960. Como editor, fundou a Edições Estrela Vermelha, a Edições do Povo e a J. Ozon + Editor, importantes casas editoriais que ajudaram na disseminação de autores nacionais e estrangeiros, a preços populares, como Nelson Rodrigues, Jorge Amado e Orestes Barbosa, entre muitos outros.

Para Carlos Dalmar, em resenha na década de 1960, o artista “mal acabara de completar 18 anos e ingressava na redação do ‘Diário de Notícias’ como caricaturista. Suas charges faziam a cidade rir, alegravam uns e entristeciam outros políticos”. 

Precursor, ao lançar o livro Álbum de Família – Vestido de Noiva, em 1946, de Nelson Rodrigues, peça censurada no teatro,  J. Ozon Rodrigues, nos anos 1960, voltava a publicar o polêmico dramaturgo brasileiro, com Asfalto Selvagem (1º e 2º volumes), e, logo depois, em 1961, A Vida como Ela É…, com o título 100 Contos Escolhidos, e Beijo no Asfalto. Firmava-se, portanto, como o grande editor pioneiro de suas mais expressivas obras, pelo conjunto das publicações rodrigueanas lançadas por sua casa editorial. 

Jornal A Palava

A imagem da capa do livro é uma caricatura publicada no jornal A palavra, importante periódico semanal editado em Niterói e que contou com direção artística de Ozon. “A escolha da charge do jornal A Palavra para a capa do livro J. Ozon, que traz dois ex-presidentes, Roosevelt e Getúlio Vargas retratados, ocorreu por considerarmos esse desenho uma obra-prima da charge e da caricatura brasileira, pela síntese, o humor e o estilo pessoal do autor”, comentou. 

Lançamento no Rio de Janeiro e em São Paulo

A biografia foi lançada em dezembro de 2021 no antigo Palácio do Catete, atual Museu da República, no Rio de Janeiro, e contou com novo lançamento em São Paulo na 9ª Arte Galeria, na Rua Augusta, 1371, loja 113, bairro da Consolação. Luciano Magno pretende lançar a obra em outras capitais do Brasil, futuramente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.