Livro infantil mostra os perigos do pensamento negativo

Muitas vezes, nossos medos podem distorcer a realidade que acontece ao nosso redor. Essa é a mensagem de alerta do livro “Feiurinha Sabe Tudo”. Escrito pela psicóloga especialista em terapia cognitivo comportamental Ellen Moraes Senra, a obra mostra os perigos de se confiar cegamente nos pensamentos negativos.

Segundo a autora, a ideia surgiu através de conversas com seu filho sobre alguns de seus medos e sobre os coleguinhas. “Ele chama todos que conhece de amigos. Mas quando as crianças não querem brincar com ele, não quero que pense que é porque não gostam dele”. “Por meio do livro, quero ajudar as crianças, assim como meu filho, a entender que nem tudo o que parece é e que não é possível adivinhar o pensamento das pessoas”, ressaltou.

Na obra, o personagem Vitor tem uma distorção, ou um erro cognitivo, que o faz pensar que não é amado. Seu amigo imaginário, o Feurinha, faz Vitor acreditar que as pessoas não gostam dele. “Até o faz pensar que o fato dos pais não terem tempo e trabalharem tanto é porque não ligam para Vitor”.

“Na realidade os pais dele o amam muito e precisam trabalhar como todos os outros pais. Mas as coisas mudam com a chegada de Lívia, a nova vizinha que tem a mesma idade de Vitor. Ela o ajuda a pensar de outra maneira, desconstruindo as coisas que o Feiurinha fazia com que ele pensasse. Com o tempo, ele percebe que muita coisa que imaginava não era verdade”, explicou Ellen.

A psicóloga diz que “Feiurinha Sabe Tudo” nos alerta de que os nossos pensamentos podem nos enganar em seus propósitos, pois ao acreditarmos neles sem questioná-los, estamos assumindo que eles estão corretos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *