Literatura na sala de aula é tema de debate

Um tributo aos professores a partir da reflexão sobre a abordagem da literatura, enquanto arte, na sala de aula é a proposta do encontro que o escritor e professor Jordão Pablo de Pão mediará na Biblioteca Parque de Niterói às 16h no próximo 25. Partindo de sua pesquisa acadêmica sobre a abordagem do texto literário como arte nos livros didáticos, a abordagem crítica, contemporânea e realista parte das vivências de Jordão enquanto docente.

Banalizada nas discussões educacionais, a capacidade de apresentar o mundo artístico aos alunos é uma ferramenta poderosa e, muitas vezes, determinante de apreço e de valorização do humano. A vivência de nossas escolas aponta para a necessidade de torná-las cada vez mais interessante e, na esteira da tecnologia, menos burocráticas. Desta forma, a arte é um importante aliado ao derrubar os muros que separam os agentes do mundo exterior. A questão se torna complexa por contar com inúmeras dificuldades de ordem socioeconômica, mas os professores podem ser um “atalho”. “Atuar na sua formação com reflexões de bases concretas, tangenciando as ideologias, pode ser uma saída”, aponta Jordão.

Jordão Pablo de Pão é escritor, produtor cultural, revisor de texto e professor, com atuação no cenário cultural da cidade há dez anos. Membro Titular da Academia Niteroiense de Letras. Agraciado com a Medalha José Cândido de Carvalho, da Câmara Municipal de Niterói. Obras publicadas: “O Mar do Meu Velho” (Armazém de Quinquilharias e Utopias, 2018) e “Abre Caminhos” (do mesmo Armazém, 2017). Curador do blog jordaopablo.wordpress.com; do projeto Circuito Niteroiense de Letras, criando mobilização em torno da produção e da propagação do livro e da literatura; e de salas de memória e de projetos de troca de livros na Cidade Sorriso.

A entrada é gratuita, classificação livre e duração estimada é de 90 minutos. A Biblioteca Parque de Niterói fica na Praça da República, s/n no Centro de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =