Linha Verde lança companha contra baloeiros

Augusto Aguiar

O Linha Verde, programa do Disque Denúncia específico para recebimento de denúncias sobre crimes ambientais, lançou ontem a 19ª edição da campanha de combate e prevenção à prática de confecção, comercialização, soltura e realização de festivais de balões. Essa campanha se estende até o dia 15 de setembro. Na campanha realizada no ano passado, o Linha Verde cadastrou 75 denúncias envolvendo grupos de baloeiros, locais de comercialização, fabricação ou soltura de balões e ajudou a polícia na apreensão e combate a este tipo de crime.

Com o auxílio dessas informações, o Comando de Polícia Ambiental, parceiro do Linha Verde, conseguiu apreender 154 balões; 22 pessoas envolvidas nessa prática criminosa foram presas e mais de 4.700 materiais utilizados na fabricação desses balões também foram encontrados pelos policiais. Por isso, é cada vez mais importante a ajuda irrestrita da população, pois através das denúncias ao Linha Verde, as forças policiais tendem a obter mais sucesso em suas operações. A campanha “Disque-Balão” foi criada em 1999 com o objetivo de estimular a população a denunciar locais de comercialização de balões, prevenir e reprimir a ação de baloeiros e a realização de festivais.

Ela serve principalmente para sensibilizar a população para os riscos que os balões geram para a conservação e preservação dos recursos ambientais e para a segurança humana. Todas as denúncias que chegam através do Linha Verde, pelos telefones 2253-1177 ou 0300 253 1177 (para interior do Estado, custo de ligação local) são encaminhadas para a polícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 10 =