Linha social de Charitas estará incluída em edital do transporte aquaviário

Em reunião ontem com o Ministério Público e a Secretaria Estadual de Transporte para tratar da implementação da Tarifa Social Charitas-Praça XV, o secretário Delmo Pinho garantiu que o novo edital de barcas irá estabelecer a criação plena de linha social em Charitas. O deputado estadual Flavio Serafini (Psol), autor da lei que estabelece a tarifa social em Charitas, explicou que a legislação em vigor precisa ser imediatamente aplicada. Ele apresentou a proposta que, num processo de transição, sejam reservadas 30% das vagas de todas as embarcações em Charitas. Serafini acredita que esta proposta pode não só beneficiar usuários como também ampliar a arrecadação da concessionária, já que em alguns horários as barcas não têm nem 50% das vagas ocupadas.

“A tarifa social precisa ser imediatamente aplicada em Charitas. Não dá mais para impedir esse direito da população que conseguimos garantir em lei. O governo nos apresentou uma planilha com a ocupação das embarcações e percebemos que em três horários – 18h30min, 18h50min e 19h20min – , ao menos, nem metade das vagas estão ocupadas em razão do alto valor da tarifa. Acreditamos que a proposta que fizemos pode ajudar a melhorar a arrecadação, já que deve aumentar o público nos horários que normalmente a taxa de ocupação é menor, ajudando inclusive a financiar a reserva das vagas sociais nos horários de pico na ocupação. Não existe mais desculpa para não execução da tarifa social na estação de Charitas”, disse Serafini, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aquaviário da Alerj.

O governo reconheceu que a proposta tem mérito, mas que ainda precisa dialogar com a CCR Barcas. O MP irá solicitar a participação da concessionária na próxima reunião, marcada para 13 de setembro. Com a presença da empresa, o MP pretende selar esse acordo e, caso restem dúvidas quanto a plena viabilidade da proposta, a sugestão será sua implementação de forma experimental por dois ou três meses para uma avaliação mais precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =