Lideranças do tráfico roubavam para pagar dívida de R$ 70 mil

Augusto Aguiar

Para quitar uma dívida estimada em R$ 70 mil, lideranças do tráfico da comunidade do Sabão, no bairro São Lourenço, controlada pela facção criminosa Amigo dos Amigos (ADA), estavam se “mobilizando” para arrecadar “fundos” para amortizar ou equacionar o débito. Para isso orquestravam roubos a transeuntes, de veículos, de cargas e até de celulares. Essas informações estão sendo investigadas pela equipe da 76ª DP (Centro/Niterói) e três dos acusados de envolvimento na tal “mobilização” para pagar a dívida foram presos na noite de terça-feira após a prática de vários roubos. Segundo os investigadores da distrital a dívida seria referente a um suposto “desfalque” ocorrido nos pontos de venda de entorpecentes da comunidade, onde o principal líder seria o criminoso conhecido como Moedinha, que se encontra preso.

Na noite de terça-feira (29), policiais militares do 12º BPM (Niterói) prenderam David Pablo Silva de Souza, de 22 anos, o DVD, apontado como gerente geral do tráfico na Favela do Sabão, Gregory Silva dos Santos, o Zé, de 20 anos, que desempenhava a função de “gerente da cocaína”, e Edson Rodrigues da Conceição, de 19 anos, o JN, apontado pela polícia como segurança de DVD. O trio foi surpreendido na Rua Noronha Torrezão, próximo à comunidade do Serrão, no Cubango, acusado de roubar o aparelho celular de um aposentado, na Rua 22 de Novembro, no Fonseca, também na Zona Norte. Com o trio foi apreendida uma pistola com carregador alongado e equipada com kit rajada. Durante a abordagem, a polícia apurou que os criminosos capturados estavam deixando para trás um rastro de ocorrências, além de roubos a transeuntes, de veículos e até de carga. Segundo os investigadores, a prática desses crimes teria como objetivo de cobrir o desfalque nos pontos de venda de drogas no Sabão, liderados por Moedinha.

(DVD) - David Pablo (14)

Pelo que os investigadores apuraram, na terça-feira os criminosos teriam supostamente roubado um carro e se deslocaram de Niterói para São Gonçalo. No bairro do Gradim roubaram um veículo, modelo Fiat Idea, de cor verde, na Rua Bento Lima. Anteriormente foram reconhecidos como os mesmos infratores que roubaram uma padaria no mesmo bairro. Ao retornarem para Niterói, renderam um aposentado, que teve a identificação preservada, roubando-lhe o aparelho celular, na Rua 22 de Novembro. A equipe de investigação apurou ainda que o mesmo grupo criminoso teria praticado o roubo de uma carga de cerveja que seria entregue em estabelecimentos situados na Favela do Sabão. O roubo teria sido praticado no mês de outubro. Parte da carga foi recuperada posteriormente.

“Outro acusado de envolvimento com o tráfico na localidade, de vulgo Ninho (Marcos Vinícius Azevedo da Silva), que era gerente, foi preso pela nossa equipe no dia 23, no bairro de Maria Paula. Ele havia sido expulso da localidade. O DVD havia assumido o seu posto, mas agora acabou preso também. Estamos indiciando os três acusados, por roubo, tráfico, e porte ilegal de arma. Já Ninho foi reconhecido por um policial, que foi vítima de roubo de veículo no bairro Jardim Catarina”, explicou o titular da 76ª DP, delegado Gláucio Paz. Ele confirmou que um grupo criminoso, ligado ao tráfico da Favela do Sabão, estaria por trás de vários crimes de roubos praticados em Niterói e municípios vizinhos, acrescentando que caso vítimas reconheçam os acusados, para procurarem a DP e formalizarem a identificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *