Letalidade violenta diminuiu para secretário de Segurança

Augusto Aguiar –

O secretário de Estado de Segurança do Rio, Roberto Sá, afirmou que dados de julho do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram redução de 2,4% nos chamados crimes de letalidade violenta, na comparação ao mesmo mês de 2016, quando houve grande aparato de segurança e de defesa no estado diante da proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Configuram crimes de letalidade violenta as somas dos índices de homicídios dolosos, autos de resistência, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. “Me parece que a gente, mesmo com menos recursos, conseguiu preservar aquilo que é mais precioso, que é a vida”, afirmou Roberto Sá.

A informação foi divulgada, em entrevista, após reunião com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na região central do Rio, para avaliar operação conjunta polícias estaduais, federais e as Forças Armadas no Rio resultou na prisão de 43 pessoas, 11 armas, granadas, drogas e munições em oito comunidades na zona norte do Rio. Entre os meses de janeiro a junho desse ano a cidade de Niterói registrou 90 ocorrências de crime de letalidade violenta e São Gonçalo, 211. Já no mesmo período do ano passado, Niterói registrou 107 ocorrências e São Gonçalo, 201, ou seja, enquanto numa cidade houve aumento nesse conjunto de modalidades de crimes, na outra houve redução.

Roberto Sá explicou que todos os dias, as polícias do estado apreendem armas e que, de acordo com os dados do ISP no mês de julho, foram apreendidas 712 armas de fogo. A polícia do estado vem apreendendo uma arma de fogo por hora, só no primeiro semestre foram mais de 300 fuzis apreendidos. “Essas armas serão retiradas das mãos dos criminosos. Eu acho que o Brasil tem que buscar, não só apreendermos,é também fazer o máximo que pudermos para evitar que elas cheguem. Isso vai ser um ponto, o auge das nossas ações”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =