LAM – Pescadores piratas na Região Oceânica

Policiais da 81ª DP (Itaipu) e fiscais do Inea apreenderam dois barcos e 13 pessoas na noite de quarta-feira por prática de pesca ilegal e crime ambiental. A orla da Região Oceânica é área de conservação e só é permitida a pesca artesanal. As embarcações realizavam pesca industrial.

Desde o início dos anos 1970 a situação ambiental da R.O. é dramática porque, por razões turvas, o meio ambiente não é tratado como prioridade na prática. Serve para engraxar discursos eleitoreiros, apresentar projetos, maquetes e nada mais.

A Colônia de Pescadores de Itaipu, a Z7, de pesca artesanal, começou a padecer com o descaso ambiental nos anos 1970. O filme curta metragem “Arrastão de Beira de Praia”, dirigido pelo saudoso Alex Mariano Franco é um raro registro do que era a Colônia em 1976 e vale a pena ser visto. O filme de 10 minutos, está no Youtube. O link é este: https://www.youtube.com/watch?v=OtbFpsFX2SQ

Ano após ano fica mais difícil a situação dos pescadores que resistem em Itaipu porque os peixes estão cada vez mais escassos, uma consequência direta da poluição do mar. Há uns anos, barcos de transporte de carga, conhecidos como chatas, despejaram atrás das ilhas do Pai, da Mãe e da Filha incontáveis toneladas do lodo com outras substâncias (falava-se até em chumbo) que era recolhido de uma dragagem feita no porto do Rio. Os peixes desapareceram obrigando os pescadores a remarem para mais longe em busca do seu sustento.

A ação desses barcos piratas, traineiras, atuneiros, que operam em alto mar precisa de fiscalização 24 horas. Eles operam a noite quando apagam todas as luzes, desligam GPS e radar e se aproximam da costa onde lançam as redes. Por sorte nessa época do ano há banhistas nas praias até tarde e alguns telefonam para as autoridades denunciando. São esses os telefones da Capitania dos Portos: 2104-5480 (disque-denúncia), 98218-6968 (oficial de serviço) ou pelo 97299-8300 (Whatsapp). Todos funcionam 24 horas.

Vacina contra a Covid 19 em Niterói

Assim que a extrema incompetência, descalabro, desconsideração do Governo Federal permitirem as vacinas para todos nós vão chegar. Aqui os locais de vacinação segundo a Prefeitura:

Policlínicas: Dr. Carlos Antônio da Silva, São Lourenço; Dr. Sérgio Arouca, Praça Santa Rosa; Dr. Guilherme Taylor March, Fonseca; Dr. Francisco da Cruz Nunes, Largo da Batalha; Assistente Social Maria Aparecida da Costa, Itaipu; Dr. Renato Silva , Engenhoca; e Dr. João da Silva Vizella, Barreto e Policlínica de Piratininga.

Unidades Básicas de Saúde (USB): Centro, Morro do Estado, Santa Bárbara e Engenhoca.

Programa Médico de Família (PMF) e Clínica Comunitária da Família (CCF): Baldeador, Badu,  Bernardino, Boa Vista, Cafubá I, Cafubá II, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Colônia, Coronel Leôncio, Engenho do Mato, Grota I, Grota II, Ititioca, Jonathas Botelho, Jurujuba, Leopoldina, Maceió, Maravista, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Nova Brasília, Palácio, Ponta D’areia, Preventório I, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso, Vila Ipiranga, Viradouro, Vital Brazil e CCF Badu, Ilha da Conceição, Teixeira de Freitas e Várzea das Moças, Morro do Céu, Cavalão e Coronel Leôncio.

Hospital Municipal Carlos Tortelly, Hospital Municipal Orencio de Freitas, Hospital Municipal Oceânico de Niterói, Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, Maternidade Municipal Alzira Reis, SAMU.

40 Instituições de Longa Permanência para Idosos e todos os hospitais Particulares.

Ministros do Titanic

Um governo que tem como ministros o general da ativa Eduardo Pazzuelo, Ernesto Araújo, Damares Silva, Ricardo Salles e outros, faz de qualquer país um Titanic a poucos metros do iceberg. O problema é que sobra para todos nós, passageiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =