Lagoa de Iriry: barra de areia volta a se reconstruir

A barra de areia que separa a Lagoa de Iriry da Praia de Costazul, em Rio das Ostras, já começou a se reconstituir naturalmente. Na madrugada da última quinta-feira (15), a barra havia se rompido, devido às fortes chuvas registradas no Município. A expectativa é de que, dentro de 10 dias, toda a faixa já tenha se reconstituído pelo próprio movimento do mar.

Na sexta-feira, técnicos da Secretaria do Ambiente registraram a formação da barra. Equipes da Secretaria continuam fazendo a limpeza na orla de Costazul, para onde parte da vegetação se deslocou com a força da água.

O subsecretário do Ambiente, Edgar Rocha, destaca que o impacto das chuvas na Lagoa, este ano foi menor do que o registrado em 10 de dezembro de 2015, quando o rompimento da barra levou ao esvaziamento completo da Lagoa de Iriry.

ORIENTAÇÃO
Equipes da Coordenadoria de Proteção Ambiental de Rio das Ostras estão na Lagoa de Iriry orientando a população e coibindo a prática da pesca em arrastão. A dona de casa Eva Maria Barra levou as netas para passear no local e aproveitou para se informar sobre a situação da Lagoa.

“Sempre trago minhas netas para a Lagoa de Iriry. Elas gostam de brincar aqui, mais do que na praia. Fico feliz em saber que a barra de areia está se reconstituindo pelo movimento do mar. A Lagoa é linda e importante para os moradores”, destacou.

ROMPIMENTO
O rompimento da barra de areia entre a Lagoa de Iriry e a Praia de Costazul ocorreu devido às fortes chuvas que atingiram o município na semana passada. Foram registrados 31 milímetros de chuva em 48 horas, volume esperado para uma semana. A expectativa é de que continue chovendo forte na região e a Defesa Civil está em Estado de Alerta. Dias antes do rompimento natural da barra, a Secretaria do Ambiente já havia alertado a população para o risco de abertura da faixa de areia por conta da cheia da lagoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *