Jorge Loretti será homenageado com busto em praça no Ingá

Raquel Morais –

A Praça César Tinoco, no Ingá, vai ganhar um monumento histórico em homenagem ao Dr. Jorge Loretti. O busto de bronze está em fase final de produção pelo artista plástico niteroiense Rodrigo Pedrosa que está animado para a inauguração. A data ainda não foi divulgada pela Prefeitura de Niterói, mas os detalhes da obra de arte foram divulgados pelo próprio escultor, que também fez a escultura de Zumbi dos Palmares, em São Domingos.

O artista plástico foi convidado pela Fundação de Arte de Niterói (FAN) e está desde o início do mês no processo de criação do busto, que tem previsão de ficar pronto daqui a 10 dias. O busto foi feito em argila e retirado o molde de silicone e gesso e está no estágio de fundição em bronze.

“A arte fica uma semana no forno até ficar completamente pronto. Eu ainda vou precisar dar os últimos ajustes e retoques antes de entregá-lo. Foi um prazer incrível receber essa encomenda e assim que tive o convite eu entrei em um processo de criação intenso para chegar a semelhança. Esse é um processo difícil e precisei de muita pesquisa de fotografias para a inspiração do início do busto. O trabalho não é mecânico, pelo contrário, é a minha alma”, contou emocionado.

Loretti foi presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, do Tribunal Regional Eleitoral, do Conselho de Magistratura do Estado e da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro. Além disso foi presidente da Academia Niteroiense de Letras e secretário da Casa Civil do governador Roberto Silveira. “É um reconhecimento lindo e ele era um homem de uma mente brilhante, tinha uma grande oratória e um humor único. Tenho muito orgulho de ter tido ele como tio e muito orgulho de carregar o sobrenome Loretti”, comemorou a sobrinha, a advogada Cecília Loretti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *