Jogos Escolares de Niterói retornam depois de dois anos

Escolas públicas e particulares terão de volta um calendário esportivo para promover a prática esportiva entre os alunos de Niterói, em 2022. Depois de dois anos, os Jogos Escolares de Niterói retornam nesta sexta-feira (27), às 16h, com a tradicional abertura oficial, no ginásio do Canto do Rio, com organização da Secretaria de Esporte e Lazer e da Fundação Municipal de Educação. A competição ficou interrompida nos últimos dois anos devido a pandemia da Covid-19.

São 53 escolas inscritas, entre instituições privadas e públicas, e cerca de cinco mil alunos voltarão a defender seus colégios. Ao todo serão 23 modalidades esportivas, com novecentas partidas entre junho e dezembro. Exemplo disso, será a Altinha, uma tendência entre os jovens. Na abertura do JEN, que contará com a presença de todas as instituições de educação inscritas, ainda terá uma apresentação da modalidade, com os melhores atletas do mundo, segundo comunicado da Secretaria de Esporte. Haverá, também, um show da banda JPG para animar o público.

“Em nome da Secretaria de Esportes e da Prefeitura, quero expressar aqui toda nossa felicidade com o retorno do JEN nesse novo ciclo depois de tantas dificuldades após a pandemia. Tudo isso de junho a dezembro deste ano, nas 3 categorias, masculino e feminino e no Jenzinho (sub 10 anos). Queria também agradecer o esforço das escolas, o sacrifício que os Diretores estão tendo para montar em tão pouco tempo suas equipes”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo.

Confira imagens da última edição:

O modo de disputa será dividido em três categorias: a primeira conta com nascidos até 2003, a segunda até 2006, e a terceira com quem nasceu até 2009. Além das modalidades habituais como basquete, futsal, vôlei, handebol e futebol society, o JEN 2022 também contará com esportes de praia, que serão disputadas em festivais organizados pela Secretaria de Esporte e Lazer nos finais de semana. Serão competições de beach soccer, vôlei de praia, handebol de praia, altinha, futevôlei, rugby e futemesa.

Vale destacar que todos os esportes possuem disputas masculinas e femininas, com as exceções da altinha, futevôlei (na 2ª categoria), futemesa e do rugby, que terão certames mistas.

Também terá competições de badminton, basquete 3×3, ginástica rítmica (somente feminino), luta olímpica, natação, skate, judô, tênis de mesa, xadrez e queimado (que será somente feminina). Para A TRIBUNA, a Secretaria de Esporte e Lazer revelou que está em análise que a Vela seja uma das disputas desta edição. No entanto, somente após uma reunião com o prefeito Axel Grael (PDT), que está de licença por causa da Covid-19, será anunciado ou não.

Para o Jenzinho, competição sub-10, apenas basquete, futsal, vôlei e handebol serão disputados pelas escolas que inscreveram equipes. Os campeões receberão medalhas e troféus, assim como os segundos e terceiros colocados de cada modalidade. As quatro instituições de ensino mais bem colocadas também receberam troféus, entre eles, o troféu Carlos Boechat, em homenagem ao vereador que faleceu em decorrência da Covid-19, em 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.